PROJETOS DIVERSOS - Várias Escolas Estaduais de Minas Gerais

Projeto: Oficina de PSICOMOTRICIDADE

Alunos Beneficiados: 67
E.E. RENASCER
RUA MARECHAL DEODORO, 80
CEP - 37517000 - MARIA DA FÉ - MG
ITAJUBÁ - 15a - S.R.E.
________________________________________

FACILITANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas instituições que atendem alunos com necessidades educativas especiais é a falta de pessoal especializado. Por isso, a escola Renascer, em Maria da Fé, decidiu aproveitar os recursos obtidos através do Programa de Apoio a Inovações Educacionais e investir para valer na capacitação de seus professores e adequação do currículo às necessidades básicas de seus alunos. Com o Projeto de Desenvolvimento e Enriquecimento Curricular (Prodec), a comunidade escolar implantou uma "Oficina de Psicomotricidade", considerada essencial para estimular a aprendizagem de seus 67 alunos e diminuir o tempo de permanência na escola. A idéia era fazer com que a equipe pedagógica da Renascer conhecesse e passasse a usar dentro e fora das salas de aula novas técnicas envolvendo a psicomotricidade. Boa parte das dificuldades de aprendizagem dos alunos, que impedia inclusive a reintegração nas escolas regulares, estava relacionada a distúrbios psicomotores. Problemas de fala, de lateralidade, de orientação temporal e espacial, atrasos nos níveis de desenvolvimento motor e outras barreiras que precisavam ser vencidas por eles para que avançassem na aprendizagem.

Além dos professores da escola, outros professores da rede municipal e estadual foram convidados a participar da capacitação, realizada por um especialista em psicomotricidade. Divididos em grupos, os professores iniciaram atividades para trabalhar os problemas. Um grupo lidou com as condutas motoras de base (equilíbrio, respiração consciente, coordenação dinâmica geral e coordenação motora fina), outro, com condutas neuro-motoras (esquema corporal, controle psicomotor e lateral idade) e o último, com condutas perceptivomotoras (orientação corporal, espacial e temporal). Novas técnicas e metodologias passaram a ser aplicadas em sala de aula. Embora os primeiros resultados tenham sido positivos, o trabalho está longe de ser finalizado.
MONTANDO UMA OFICINA DIFERENTE
Uma etapa importante do projeto pedagógico desenvolvido pela Escola Renascer foi a implantação de uma Oficina de Psicomotricidade . Com os recursos do programa, a instituição adaptou uma sala e adquiriu uma série de materiais e equipamentos que viabilizaram o funcionamento do lugar: espelhos, mosaicos, blocos lógicos, bambolês, cubos de encaixe, quebra-cabeças, dominó, cordas, fantoches. Foi principalmente neste espaço que os professores desenvolveram as atividades que aprendiam em seus cursos de capacitação e que acabaram sendo incorporadas ao currículo escolar.

Muitas dessas atividades são simples e não dependem de materiais caros para serem desenvolvidas. Atividades ligadas à coordenação dinâmica geral, como cambalhotas ou exercícios de rolamento, por exemplo, necessitam essencialmente de um colchonete. Vários exercícios relativos à coordenação motora fina, por sua vez, podem ser feitos estimulando os alunos a separar pequenos objetos, regar plantas, peneirar areia e assim por diante. Neste sentido, vale principalmente a noção de que o mais indicado para a escola que quer implantar uma oficina do tipo, é pesquisar quais as atividades são mais adequadas aos alunos e "botar" a imaginação para funcionar, desenvolvendo-as de diferentes maneiras, sempre depois da orientação de um especialista.

Melhores equipadas, as oficinas de psicomotricidade cumprem o papel de facilitadoras do ensino e aprendizagem na educação especial.
 Fonte Site da Educação de MG: www.educacao.mg.gov.br

http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=53184&tipo=ob&cp=000000&cb=

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.
"O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá." Provérbios 11:25 . Colabore com nossa Missão de Levar a Palavra de Deus até os confins da terra. PIX para qualquer valor. Deus o abençoe mais. Paz!
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Parceria com o Mercado Pago - Revendedora - Clique na imagem

Professora Marcia Valeria

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO
Clique no símbolo e vá para nossa TL.

Contadores

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.