LUMINOSO

PLAY- CLIQUE PARA OUVIR A WEB RÁDIO CONEXÃO,NET

domingo, 19 de novembro de 2017

DIA DA BANDEIRA - 19 de Novembro - Hino da Bandeira e Atividades.

Resultado de imagem para dia da bandeira 2017

Dia da Bandeira

No dia 19 de novembro, comemora-se no Brasil o Dia da Bandeira. Nesse dia de 1889, quatro dias após a Proclamação da República, o chefe do Governo Provisório assinou um decreto que criou os símbolos nacionais. Entre eles, estava a bandeira nacional.
A bandeira criada na época manteve o verde e amarelo. Entretanto, o brasão imperial foi abandonado para dar espaço ao círculo azul marcado pelas estrelas e cortado pela inscrição positivista “Ordem e Progresso”, inspirada na obra de Augusto Comte.
O projeto da bandeira republicana foi realizado por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, dois representantes do pensamento positivista no Brasil. Contaram ainda com o apoio do professor Manuel Pereira Reis, catedrático de astronomia da Escola Politécnica do Rio de Janeiro para a disposição das estrelas.
As críticas à bandeira não tardaram a aparecer e vieram tanto da igreja católica (o bispo do Rio de Janeiro recusou-se a benzê-la), quanto do lado político, alegando-se, entre outras coisas, erros na projeção da estrela, mas principalmente um descompasso entre a inscrição positivista e o verdadeiro espírito da nação.
A bandeira de 1889 não foi a primeira a ser criada para o Brasil independente. Anos antes, em 1822, o país já tinha sua primeira bandeira, criada por decreto por Dom Pedro I. Esse símbolo da época foi criado pelo pintor francês Jean Baptiste Debret, professor da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro. Sob sua autoria, a imagem era inspirada em bandeiras militares francesas do período da revolução: um retângulo constituído por um losango. Foi desejo do Imperador manter as cores verde e amarelo e a cruz da Ordem de Cristo. O decreto que a criou menciona outros detalhes: firma-se a Coroa Real Diamantina sobre o Escudo, “cujos lados serão abraçados por dois ramos das plantas de café e tabaco, como emblemas de sua riqueza comercial”1.


PESQUISE POSTAGENS NO SITE

Filmes Educacionais

  • Escritores da Liberdade
  • Filhos do Silêncio
  • Meu Mestre minha Vida
  • Nell
  • O Livro Perigoso
  • O Milagre de Anna Sullivan
  • O Nome da Rosa
  • O Triunfo
  • O Óleo de Lorenzo
  • Sociedade dos Poetas Mortos

Contadores

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.

CANAL - Professora Marcia Valeria

Loading...

ACESSOS...



1.000.000 Acessos

Meus Agradecimentos...


16/11/2013 - 1.500.000 Acessos! Obrigada Senhor!




Recent Visitors