quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Professor conservador diz que projeto da Escola sem Partido o fez repensar conduta em sala de aula

                                                                                                                                                                  Leonardo Prado
Uso de tablets nas escolas
"Ali, na sala de aula, a gente tem uma audiência cativa, e os alunos não têm a opção de não ouvir o professor", afirmou o professor de Psicologia Vitor Geraldi Haase, convidado para debate na Câmara
Em mais uma audiência pública da comissão especial da Câmara dos Deputados com o objetivo de discutir o projeto de lei da Escola sem Partido (PL 7180/14 e apensados), o professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais Vitor Geraldi Haase relatou que a proposta o fez repensar sua conduta em sala de aula.
"Às vezes, eu tinha uma certa liberdade de fazer comentários políticos em função das minhas posições, que são conservadoras, e, quando surgiu essa iniciativa, eu comecei a ver e me dei conta que aquilo não era certo”, disse Haase.
“Que ali, na sala de aula, a gente tem uma audiência cativa e que os alunos não têm a opção de não me ouvir. Para mim, foi uma experiência muito importante como professor, e entender isso, de que eu posso me manifestar como cidadão no Facebook, por exemplo, mas que eu não tenho o direito de fazer isso na sala da aula", destacou.
Sufoco de ideologias
O professor Haase afirmou que, especialmente nas instituições de ensino superior, há um sufoco de ideologias e que pessoas com uma posição conservadora acabam sendo intimidadas. "Agora, vocês imaginem: se isso é assim na Universidade, como é que é nas escolas, nas quais as crianças têm muito menos capacidade de posicionamento crítico, no qual o professor é uma figura de autoridade?”, observou.

“Então, ficam sendo expostas para determinadas causas, que são de natureza ideológica, agendas políticas e, por vezes, agendas sexuais que muito frequentemente colidem com os valores da famílias", acrescentou.
Deveres dos professores
Também na audiência, o fundador do Movimento da Escola sem Partido, o advogado e procurador estadual Miguel Nagib, entregou sugestões aos parlamentares – uma versão atualizada do anteprojeto que serviu como base a uma das propostas em discussão na comissão (PL 867/15).

Nagib também explicou que a Escola Sem Partido prevê apenas que os estudantes sejam melhor informados sobre os deveres do professor, já previstos na Constituição Federal. O projeto prevê a obrigatoriedade de cartazes informativos nas escolas de educação básica sobre os deveres do professor.
"São deveres que já existem: o dever, por exemplo, de não fazer propaganda político-partidária em sala de aula. Então, a finalidade do projeto é informar ao estudante de que ele tem direito de que esses deveres sejam respeitados por parte de seus professores. Porque se o professor desrespeitar esses deveres, ele estará violando um direito do aluno", afirmou.
Sem opositores
O relator da comissão especial, deputado Flavinho (PSB-SP), mais uma vez reclamou da falta de participação dos parlamentares que se opõem à proposta, mas a deputada Professora Marcivânia (PCdoB-AP), que é contra o Escola sem Partido, questionou a necessidade da implantação do projeto.

"Na verdade, eu vejo muito uma reação a querer barra a discussão na sala de aula sobre temas que existem na sociedade que inevitavelmente os alunos irão questionar o professor”, avaliou a parlamentar. “O projeto vai criar uma camisa-de-força, sim, para o professor, que vai ficar com receio: Será que eu posso falar isso? Será que posso falar aquilo? Por que eu vou ser denunciada, porque vou ter que responder.”

"Então, o projeto limita muito a atuação do professor, a liberdade do professor, e eu sou contra. Se queremos mudanças pontuais na prática pedagógica, vamos construir isso com diálogo, e não impondo um projeto como esse, que cria uma camisa de força para o professor", propôs.

Prorrogação
A Comissão Especial da Escola sem Partido pediu prorrogação do prazo para discussão da proposta.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Reportagem – Leilane Gama
Edição – Newton Araújo

Fonte: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/538856-PROFESSOR-CONSERVADOR-DIZ-QUE-PROJETO-DA-ESCOLA-SEM-PARTIDO-O-FEZ-REPENSAR-CONDUTA-EM-SALA-DE-AULA.html?utm_campaign=boletim&utm_source=agencia&utm_medium=email

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.
"O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá." Provérbios 11:25 . Colabore com nossa Missão de Levar a Palavra de Deus até os confins da terra. PIX para qualquer valor. Deus o abençoe mais. Paz!
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Parceria com o Mercado Pago - Revendedora - Clique na imagem

Professora Marcia Valeria

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO
Clique no símbolo e vá para nossa TL.

Contadores

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.