quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Sancionada a medida provisória que estabelece Novo Ensino Médio


O presidente da República, Michel Temer, sanciona nesta quinta-feira, 16, a Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016, que reformula o ensino médio no país. A cerimônia ocorre às 11h, no Palácio do Planalto.
A medida foi aprovada na última semana, no Senado Federal, por 43 votos a favor, 13 contra e nenhuma abstenção. Entre as principais mudanças estão a flexibilização curricular, a ampliação da carga horária e a formação técnica dentro da grade do ensino médio. A reforma ainda prevê uma política de indução da escola em tempo integral.
“A reforma do ensino médio é mais um passo decisivo no rumo da modernização do país por meio da agenda inadiável de reformas de que o Brasil tanto necessita e que nós, com responsabilidade e decisão política, estamos realizando”, disse Temer à época da aprovação da medida pelo Congresso Nacional.
O ministro da Educação, Mendonça Filho, destaca que o novo ensino médio vai ser mais atrativo e também vai melhorar a qualidade da educação. “Essa é a maior mudança estrutural na educação básica do Brasil em décadas e mostra a sintonia do nosso governo com os projetos de futuro dos jovens do país”, enfatiza. “O novo ensino médio vai proporcionar mais protagonismo para o jovem e mais oportunidades para ele do ponto de vista profissional e educacional."



Após a sanção presidencial, o próximo passo para implantar o novo ensino médio é a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que está sendo debatida e elaborada por um comitê presidido pela secretária executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
Algumas mudanças, no entanto, já estão definidas. Com o novo ensino médio, a carga horária subirá de 800 para 1,4 mil horas anuais. As escolas devem fazer essa ampliação de forma gradual, em um prazo de cinco anos. O texto aprovado permite, ainda, que as redes autorizem profissionais com notório saber para ministrar aulas exclusivamente em disciplinas dos cursos técnicos e profissionalizantes.
A BNCC, que será obrigatória a todas as escolas, vai ocupar o máximo de 60% da carga horária total do ensino médio. O tempo restante deverá ser preenchido por disciplinas de interesse do aluno, que poderá eleger prioridades de acordo com a formação desejada em uma das cinco áreas de interesse: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.
Técnico — Atualmente, o estudante que almeja uma formação técnica de nível médio precisa cursar 2,4 mil horas do ensino médio regular e mais 1,2 mil horas do técnico. Com a mudança, o jovem poderá optar por uma formação técnica profissional dentro da carga horária do ensino médio regular e, ao final dos três anos, receber os dois certificados. Os estados e o Distrito Federal organizarão seus currículos a partir da BNCC e das demandas dos jovens, que terão melhores chances de fazer suas escolhas e construir seus projetos de vida.
Disciplinas — Além dos componentes curriculares previstos na BNCC, o novo ensino médio prevê a obrigatoriedade das disciplinas de língua portuguesa e matemática ao longo dos três anos. Além disso, a língua inglesa, que não era obrigatória segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), passará a ser a partir do sexto ano do ensino fundamental. Porém, no ensino médio, as redes poderão oferecer outras línguas estrangeiras, com preferência para o espanhol.
Prazos — A partir da publicação da BNCC, os sistemas de ensino terão o ano letivo seguinte para estabelecer o cronograma de implantação das principais alterações na Lei e iniciar o processo de implementação a partir do segundo ano letivo.
Motivação — Hoje, mais de 1 milhão de jovens de 17 anos que deveriam estar no terceiro ano do ensino médio estão fora da escola. Outros 1,7 milhão de jovens não estudam nem trabalham. O resultado mais recente do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) também mostra a defasagem do formato atual do ensino médio brasileiro. O último levantamento realizado mostrou que o país está estagnado.
Em 2015, o ensino médio não alcançou a meta estipulada, de 4,3 pontos no Ideb. O indicador se mantém estável desde 2011, na casa dos 3,7. Além disso, as taxas de abandono na escola são elevadas e o desempenho dos estudantes está cada vez mais em declínio.
Dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), divulgados em dezembro do ano passado, mostram que o Brasil está estacionado há dez anos entre os países com pior desempenho. O levantamento mediu o conhecimento dos estudantes de 72 países em leitura, ciências e matemática. Nas três áreas, a média dos brasileiros ficou abaixo da obtida pelos demais países.
Em matemática, o país apresentou a primeira queda desde 2003, início da série histórica da avaliação, e constatou que sete em cada dez alunos brasileiros com idade entre 15 e 16 anos estão abaixo do nível básico de conhecimento.
*Com informações da Assessoria de Comunicação Social/MEC 
Fonte:  https://vocenoenem.com.br/sancionada-medida-provisoria-que-estabelece-novo-ensino-medio/

Categoria: Enem 2017

Enem 2017 – Cobertura completa do Enem 2017, com notícias, fotos e vídeos sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, além de informações sobre as Inscrições, Provas e Apps
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se tronou um dos meios mais importantes de ingressar numa faculdade. E para se inscrever no Enem 2017 você precisa ficar atento as datas de divulgação feitas pelo MEC. As inscrições ocorrem no primeiro semestre do ano, por volta do mês de maio e em 2017 tem a mesma previsão. A inscrição é feita somente pela internet, no site o Inep.

Enem 2017 publicação do edital em fevereiro

27 DE DEZEMBRO DE 2016
4.38 (87.65%) 34 votes
Enem 2017 publicação do edital em fevereiro, de acordo com a assessoria do Ministério da Educação (MEC); com informações referentes à realização do Exame Nacional do Ensino Médio.
No início do mês de dezembro, o MEC informou que algumas mudanças serão implantadas nas próximas edições do Enem. Com a divulgação do edital, além de saber prazo de inscrições e datas de provas; o estudante ficará sabendo quais mudanças deverão valer para 2017 para o exame nacional.
As mudanças propostas, segundo o MEC, são para que o Enem se adapte ao novo modelo de ensino médio, sugerido pela Medida Provisória (MP) 746/2016 e serão definidas de acordo com uma consulta pública que deverá ser lançada no site do ministério até o dia 10 de janeiro. Algumas alterações devem ficar para 2018.

Abaixo as principais mudanças para o Enem 2017 que já foram veiculadas:

1-Exclusão na emissão do certificado de conclusão do ensino médio, através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a possibilidade na reativação do Encceja, exame próprio para esta finalidade;
2-Exclusão dos candidatos treineiros, alunos matriculados no Fundamental II e nas duas primeiras séries do Ensino Médio no ano letivo de 2017, não poderão se inscrever nas próximas edições do Enem;
3- O candidato terá limites de até três (3) pedidos na declaração de isenção e na quarta tentativa terá que pagar a taxa de inscrição (oficial); em virtude da alta percentagem de ausência dos candidatos nesta situação no Enem;
4- O Exame Nacional do Ensino Médio contará com quatro modelos de provas nas próximas edições:
a-Simulado para os candidatos ” treineiros ” em Julho/2017;
b-Enem – Sistema Universal em Outubro/2017;
c-Enem – Sistema Prisional (PPL) em Dezembro/2017;
d-Enem (curinga) em caso de adiamento por interrupção de energia elétrica, falhas nos locais de provas, ocupações ou algo que possa colocar riscos na aplicação das provas do exame.
5- O MEC estuda excluir a plataforma da Hora do ENEM e do Geekie Games nas próximas edições do exame;
6- O INEP, órgão responsável pelo Enem analisa aumentar o valor da taxa de inscrição do Enem de R$68 para R$74 na edição de 2017;
7-O INEP/MEC avalia ainda se haverá possíveis mudanças no formato das provas (pretende diminuir as questões e aplicar em um dia) e os candidatos inscritos como ” sabatistas ” poderão obter outro modelo de prova e será aplicado em uma outra data. Há um indicativo do Ministro em retirar a redação do Enem, informação que não foi confirmada.

Enem 2016

As notas da última edição do Enem serão utilizadas para os programas que dependem desse resultado que são FiesSiSU e ProUni.

Sisu edição 2017

As inscrições junto ao Sisu para selecionar candidatos para as diversas Instituições Federais estarão disponíveis a partir de 19 de janeiro de 2017; após a divulgação do Resultado do Enem edição 2016 pelo Inep.
Após as chamadas regulares do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas.
Para participar da Lista de Espera do Sisu; o candidato deverá manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma do processo de seleção.

Consulte outras Instituições que já lançaram vagas para o Sisu edição 2017.

Aproveite para verificar Instituições e notas de Corte do Sisu da última edição

-Os cursos que mais receberam inscrições para o Sisu e as respectivas notas de corte;
-As maiores notas de corte para o Curso de MedicinaDireitoEngenharia e Administração.
Como funciona o Sisu 2017
Como funciona o Sisu 2017? Criado pelo Governo Federal no ano de 2009, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que tem dois processos seletivos ao ano e seleciona estudantes para cada semestre letivo, começou a operar a partir de 2010, utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na classificação dos inscritos. O programa é, atualmente, a principal via de acesso ao ensino superior em instituições públicas de todo o país.
Para se inscrever no Sisu 2017, o candidato precisa participar do Enem 2016 e alcançar uma nota maior do que zero na prova de redação. O sistema, totalmente informatizado, é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e por isso tem acesso ao aproveitamento dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio, o que facilita no arranjo da classificação.
Para mais informações consulte o site http://www.sisu2017.com/como-funciona-o-sisu-2017.html

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.
"O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá." Provérbios 11:25 . Colabore com nossa Missão de Levar a Palavra de Deus até os confins da terra. PIX para qualquer valor. Deus o abençoe mais. Paz!
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Parceria com o Mercado Pago - Revendedora - Clique na imagem

Professora Marcia Valeria

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO
Clique no símbolo e vá para nossa TL.

Contadores

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.