quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Escola retira livro de lista devido a um conto de Rubem Fonseca

Professora Marcia Valeria: Pedagogas, muito cuidado ao selecionar material didático e para-didático,  em suas escolas. 

O povo e as Famílias estão mais atentos, devido a realidade de nosso país. Exigimos Respeito !


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Questionamento sobre a obra foi feito por alguns pais, que julgaram o conteúdo inadequado. 

O texto trata de classes sociais e narra uma cena de estupro.



O conto O Cobrador, de Rubem Fonseca, foi o motivo da exclusão do livro paradidático Leituras de Escritor, que seria indicado durante o ano letivo para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental no Colégio das Irmãs.
A obra da Editora SM, organizada pela escritora Ana Maria Machado, reúne contos dos escritores clássicos Edgar Allan Poe, Machado de Assis, O. Henry, William Somerset Maugham, Saki, Francis Scott Fitzgerald, Mário de Andrade, Virginia Woolf, Clarice Lispector, Stanislaw Ponte Preta, Julio Cortázar, Rubem Fonseca, Gabriel García Márquez e Eric Nepomuceno.
O questionamento sobre a adoção do livro foi feito por alguns pais, que julgaram o conto de Rubem Fonseca inadequado para crianças de 12 anos. No conteúdo é narrada uma cena de estupro.
No texto, o personagem principal não quer mais ser manipulado e se opõe à sociedade capitalista, deixando transparecer a luta entre as classes sociais. O rico domina pelo dinheiro, enquanto o Cobrador, representante dos excluídos sociais, domina pela violência. No conto, o personagem entra em um apartamento, amarra a empregada, somente para que ela não o atrapalhe, e violenta sexualmente a dona da casa, numa demonstração de força e poder.
Em nota enviada aos pais, o Colégio das Irmãs informa que o livro foi excluído da lista, “em face de abordagem de questionável valor educativo”. A escola ainda se comprometeu em devolver o dinheiro para quem já tivesse comprado a obra.
O Portal O DIA entrou em contato com a escola e com a editora, mas não conseguiu o posicionamento das instituições, que pediram para retornar na segunda-feira (21).
Por: Nayara Felizardo
Fonte: http://www.portalodia.com/noticias/educacao/escola-retira-livro-de-lista-devido-a-um-conto-de-rubem-fonseca-292034.html

Nenhum texto alternativo automático disponível.


Nenhum texto alternativo automático disponível.

https://www.facebook.com/maespeloescolasempartido/?fref=ts

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.
"O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá." Provérbios 11:25 . Colabore com nossa Missão de Levar a Palavra de Deus até os confins da terra. PIX para qualquer valor. Deus o abençoe mais. Paz!
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Parceria com o Mercado Pago - Revendedora - Clique na imagem

Professora Marcia Valeria

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO
Clique no símbolo e vá para nossa TL.

Contadores

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.