sábado, 2 de abril de 2016

Dia Mundial da Conscientização do Autismo - 2 de Abril

 

Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado dia 2 de Abril.
A data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Origem do Dia Mundial do Autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

Dia do Autismo no Brasil

No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com a doença.
Nesta data, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo.

O que é o Autismo?

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" - TEA.
Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.


Como é a saúde emocional e mental da pessoa com autismo?

Método ajuda a tratar a criança com autismo e o adulto no seu desenvolvimento
a Semana Mundial de Conscientização do Autismo, o Cotidiano discute hoje a saúde emocional e mental da pessoa com autismo e seus familiares. 
 
A especialista no Método Son-Rise de tratamento de autismo, Joanicele Brito, explica que a criança com autismo tem dificuldade na interação social e isso muitas vezes se deve a uma dificuldade de se concentrar, "A pessoa com autismo, não consegue filtrar os estímulos e concentrar no que precisa".
 
Ela explica que o trabalho do psicólogo é ajudar essa criança a aprender a filtrar esses estímulos e se concentrar no que precisa, "não é fácil, é um dia de cada vez, e uma vitória a cada passo".
 
O método Son-Rise que foi criado por pais de um autista e é voltado para pais e profissionais, ensinando-os a criar e implementar programas centrados na criança e no desenvolvimento dentro do lar.
 
Saiba mais sobre o assunto nesta entrevista ao programa Cotidiano, com apresentação de Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.

Escritora lança livro que mostra características da criança autista

Livro será lançado neste sábado, 2, às 16 horas, no Terraço Shopping

Livro paradidático Especial Mente Azul apresenta as características de uma criança autista.  E sobre esta história, o Cotidiano conversou com a própria escritora Viviani Guimarães, autora de sete livros didáticos voltados para alfabetização de crianças e jovens.
 
O livro Especial Mente Azul nasceu do coração de uma mãe, diz Viviani Guimarães, que há três anos fechou o diagnóstico de que seu filho hoje com 15 anos, era autista. Viviani Guimarães fala sobre o método das boquinhas que a ajudou a ensinar seu filho autista a ler em pouco tempo, uma vez que ele já tinha sido reprovado na alfabetização três vezes.
 
O livro Especial Mente Azul será lançado neste sábado, 02, às 16h, pontualmente, no Terraço Shopping, com contação de história para os autistas, pela contadora de histórias Nyedja Gennari, com entrada franca.
 
Confira as informações nesta entrevista ao Cotidiano, com Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.
 
 
Produtor
joana Darc Lima
http://radios.ebc.com.br/cotidiano/edicao/2016-04/problemas-bucais-bruximo-ou-briquismo-doenca-gengival-e-atm-ainda-sao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário,ao final de cada atividade, é muito importante.
Tenha um dia abençoado! Paz!!!
Professora Marcia Valeria.

Inscreva-se no Canal, acione o sininho e deixe seu 👍
youtube.com/channel/UC30CdgxcO6XZPpufSUpjUDg

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.
"O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá." Provérbios 11:25 . Colabore com nossa Missão de Levar a Palavra de Deus até os confins da terra. PIX para qualquer valor. Deus o abençoe mais. Paz!
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Parceria com o Mercado Pago - Revendedora - Clique na imagem

Professora Marcia Valeria

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO
Clique no símbolo e vá para nossa TL.

Contadores

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.