segunda-feira, 2 de março de 2015

Centro de Referência Virtual do Professor disponibiliza material para concurso - MG

10h11min - 27 de Fevereiro de 2015 Atualizado em 10h27min

Centro de Referência Virtual do Professor disponibiliza material para concursos

Além dos editais em aberto, estão disponíveis para consulta documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Está disponível no Centro de Referência Virtual do Professor (CRV) o material bibliográfico para os concursos da Secretaria de Estado de Educação com editais abertos. Para ter acesso aos documentos, os interessados devem acessar a pagina do CRV e clicar no menu Concursos SEE/MG, que está localizado à direita, na parte inferior. Além dos editais em aberto, também estão disponíveis para consulta dos candidatos documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o Estatuto do Idoso e Noções Gerais de Informática.
Provas objetivas
O cartão de convocação para as provas objetivas contendo o local, a sala e o horário de realização serão disponibilizados no endereço eletrônicowww.ibfc.org.br, a partir do dia 2 de março. A previsão é que as provas sejam aplicadas no dia 8 de março. Os editais completos dos concursos encontram-se disponíveis nos sites www.ibfc.org.brwww.planejamento.mg.gov.br e ww.educacao.mg.gov.br.

Está disponível no Centro de Referência Virtual do Professor (CRV) o material bibliográfico para os concursos da Secretaria de Estado de Educação com editais abertos. Para ter acesso aos documentos, os interessados devem acessar a pagina do CRV e clicar no menu Concursos SEE/MG que está localizado à direita na parte inferior. O acesso direto pode ser feito aqui.
Além dos editais em aberto, também estão disponíveis para consulta dos candidatos documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o Estatuto do Idoso e Noções Gerais de Informática.
Provas objetivas
O cartão de convocação para as provas objetivas contendo o local, a sala e o horário de realização serão disponibilizados no endereço eletrônico www.ibfc.org.br, a partir do dia 02 de março. A previsão é que as provas sejam aplicadas no dia 08 de março.
Os editais completos dos concursos encontram-se disponíveis nos sites www.ibfc.org.br; www.planejamento.mg.gov.br e ww.educacao.mg.gov.br


http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?id_projeto=27&ID_OBJETO=143385&tipo=ob&cp=534741&cb=&ie=AlfabetizacaoNoTempoCerto

Cadernos de Leitura.

ORIENTAÇÕES DE COMO USA-LOS


COMO SURGIU A PROPOSTA?
Surgiu da observação de que muitas crianças aprendiam a ler a partir da "leitura" de textos que já sabiam de cor (músicas, poemas, listas de nomes de familiares e amigos e outros textos de conteúdo conhecido).
A observação dessa prática motivou a proposta de organizar um caderno de leitura contendo diferentes tipos de textos conhecidos das crianças, como apoio à alfabetização.

O QUE SE PODE APRENDER?
O caderno de leitura possibilita:
- Trabalhar com textos reais, de diferentes gêneros;
- Apresentar um repertório de textos conhecidos das crianças;
- Organizar os textos trabalhados em classe;
- Desenvolver atividades de leitura compartilhada;
- Incentivar as crianças a lerem antes de saber fazê-lo de forma convencional;
- Socializar com os familiares alguns dos textos que circulam na sala de aula;
- Promover a leitura e consulta dos textos sempre que as crianças desejarem e/ou necessitarem;
- Criar um referencial estável de textos/palavras que podem ser usados no momento de produzir outros textos.

QUE TEXTOS SELECIONAR?
O caderno de leitura pode ter duas partes. Uma delas com textos como parlendas, poemas, quadrinhas, músicas, listas e outros textos que as crianças sabem de cor. E outra com textos  que as crianças demonstrarem interesse em ter disponíveis para compartilhar com familiares e amigos: fábulas, piadas, receitas e outros.

QUAIS OS OBJETIVOS?
O caderno de leitura tem como objetivos principais:
- Incentivar a prática da leitura e o desejo de ler;
- Possibilitar o contato direto das crianças com textos reais;
- Ampliar a diversidade de gêneros textuais conhecidos pelas crianças;
- Garantir um repertório de textos de boa qualidade que se constitua num material de consulta para a escrita de outros textos:
- Apresentar situações reais em que as crianças tenham que utilizar estratégias de leitura e ajustar o que sabem de cor ao que está escrito;
- Desencadear atividades de leitura que exigem reflexão sobre a escrita convencional;
- Favorecer algumas aprendizagens importantes: sobre o fato de todo escrito poder ser lido, sobre a linguagem que se usa para escrever,  sobre a disposição gráfica dos diferentes gêneros textuais, sobre o valor sonoro convencional das letras...
- Ajudar as crianças a avançarem nos seus conhecimentos sobre a escrita.

DESDE QUANDO?
O caderno de leitura pode ser organizado com as turmas de três anos em diante:
- Com as crianças de 3 a 5 anos, o caderno será uma oportunidade para que elas se reconheçam capazes de ler. A seleção de textos deve sempre ter como critérios principais: as características, conhecimentos e preferências da turma e a qualidade do material (tanto do ponto de vista do conteúdo como da apresentação gráfica).
Nessa faixa etária o caderno possibilita (principalmente) resgatar textos significativos da cultura popular, ampliar o repertório de textos conhecidos, aprender que tudo o que dizemos, cantamos, recitamos pode ser escrito, que os textos são diferentes e se organizam graficamente de modo diferente, que escrevemos com letras...
- A partir dos 6 anos, além dessas vantagens, o caderno serve também como fonte de consulta para a escrita das crianças, em situações espontâneas ou orientadas pelo professor.

ALGUNS CUIDADOS COM O CADERNO DE LEITURA:

É importante:
- Garantir, na página inicial, uma breve apresentação do caderno com os seus objetivos, para que os familiares saibam para que serve e como será utilizado na casa e na escola;
- Deixar, em seguida, um espaço para elaboração progressiva de um índice de textos;
- Garantir uma boa apresentação do material (textos bem impressos, com letra legível e de tamanho adequado, recortados e colados com capricho pelo professor, etc.);
- Incentivar as crianças a terem uma atitude de cuidado com o caderno;
- Apresentar às crianças os portadores de onde são transcritos os textos;
- Manter a diagramação dos textos tal como é feita nos portadores de origem;
- Não permitir a ilustração do caderno, pois não se pretende que as crianças reconheçam os textos a partir de imagens, mas sim de outras estratégias;
- Deixar claro que o caderno deve ser mantido sempre na mochila das crianças,para que circule além da escola.


Créditos: Material organizado por Debora Vaz, Rosa M. Antunes de Barros e Rosângela Veliago, com a colaboração de Rosaura Soligo

Palavra do Dia... Obrigada Senhor!



Bom dia Povo de Deus em nome de Jesus.

Meditando...Ele rega os montes desde as suas câmaras; a terra farta-se do fruto das suas obras. Salmos 104:13 - Todos os dias são  milagres de Deus, olha que coisa mais linda que abriu hoje. Ganhei da Amiga Sonia Furtado

Fé...Paz... Amor!
(.¸. •* ✿ Marcia Valeria ✿*´¨)*


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Professora Marcia Valeria

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"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.