quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

DINÂMICAS DIVERTIDAS: PROFESSORES E ALUNOS.... para adaptar!

dinamicas divertidas, dinamicas de grupo engraçadas

As dinâmicas de grupo possuem várias aplicações e tem o objetivo de conectar pessoas que são membros de um grupo ou equipe de trabalho para que possam trabalhar determinadas competências, avaliar objetivos, motivar e até divertir, sim, dinamicas podem ser divertidas para quebrar o gelo, enturmar pessoas, apresentar e muito mais.
Nosso objetivo é ensinar como fazer dinâmicas divertidasengraçadas para aplicar em equipes de trabalho, em sala de aula, em grupos de jovens e até mesmo com grupos da terceira idade. Estudos comprovam que realizar atividades descontraídas com elementos divertidos auxiliam no entrosamento e um grupo e no processo de aprendizagem. As atividades em grupo vem se popularizando nos mais diversos setores e já não é mais uma exclusividade de empresas e instituições, aos poucos professores, coordenadores pedagógicos vem descobrindo uma nova forma de educar e integrar alunos.
Definição de Dinâmicas: A palavra dinâmica tem sua origem no grego dynamike que significa "forte", esta palavra foi muito utilizada pela física através do estudo do movimento dos corpos e suas causas. Nos anos 40 o psicólogo alemão Kurt Lewin  começou a realizar pesquisas com grupos de pessoas no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o famoso MIT, seu objetivo era entender o comportamento de diversos grupos e suas motivações.
Baseado nos resultados de suas pesquisas Lewin desenvolveu a Teoria do Campo Psicológico  onde identificou a variação do comportamento humano relacionado quando um indivíduo está inserido em um grupo a partir da percepção de si mesmo e aquela gerada pelo ambiente em que está inserido, família, sociedade, política, trabalho, etc. A partir de suas descobertas Kurt Lewin começou a utilizar o termo "dinâmica de grupo" para explicar esses comportamentos fortes que movimentam um grande número de indivíduos em prol de um objetivo comum.

quebra gelo para dinamicas de grupo

Dinâmicas de Quebra Gelo, exemplos de como fazer, 

dicas com textos e vídeos

Aprenda como quebrar o gelo em uma reunião de negócios, uma seleção de dinâmicas de quebra-gelo explicadas passo a passo em textos e vídeos, para promover descontração em equipes. Quebra gelo é um termo popular para romper com as formalidades e descontrair as pessoas a sua volta, em se tratando de atividades e dinâmicas de grupos, as dinamicas de quebra gelo são populares, divertidas e cheias de motivação, ajudando a descontrair as pessoas e proporcionando uma melhor integração do grupo ou equipe de trabalho.

As dinâmicas quebra gelo são utilizadas em diversas situações, em apresentações de novos membros de um grupo promovendo descontração e integração, antes de realizar atividades ou reuniões para quebrar o gelo do grupo, em sala de aula, em grupos da terceira idade, enfim, são brincadeiras de quebra gelo que podem ser utilizadas nas mais diferentes situações, com as atividades aqui disponíveis o coordenador encontrará a melhor brincadeira para aplicar em sua equipe. 
Nos diversos treinamentos que ministramos em empresas e instituições de ensino uma pergunta recorrente é feita por líderes, coordenadores e professores: Como quebrar o gelo em uma reunião, ou antes de iniciar uma atividade em grupo ou na sala de aula? A resposta é bem simples, a melhor maneira é aplicando uma dinâmica quebra gelo ou uma atividade ou brincadeira paradescontrair o grupo.
quebra gelo teve sua origem no início do século XX  com os estudos realizados em grupos e através da observação de líderes ao desenvolver atividades em sua comunidade. Observou-se que a tensão inicial, tradicionalmente chamada de “gelo do publico” criava um grande desconforto nos coordenadores e nos participantes e após uma piada ou conversa informal essa tensão diminuía através da descontração geral e da atenção voltada ao orador. Com as dinâmicas quebra gelo que apresentamos aqui temos esse mesmo objetivo, oferecer ferramentas para aplicar nas mais diversas atividades, seja em escolas, empresas, organizações ou em reuniões comunitárias.

Atividades e Brincadeiras de Quebra Gelo


Todas as atividades e brincadeiras de quebra gelo aqui apresentadas podem ser adaptadas de acordo com as necessidades do grupo, inclusive as dinâmicas podem ser mescladas criando uma atividade nova e original. Esteja a vontade para usufruir desse conteúdo e compartilhar nas redes sociais como Facebook, Twitter, Linkedin ou Google Plus.

Dinamicas

Sempre que uma empresa contrata uma nova equipe de trabalho é necessário fazer uma reunião, uma confraternização, e nada melhor do que...
Dinamicas

Trabalhar com jovens e adolescentes é sempre um desafio, promover a integração e a apresentação com muita descontração é a dica para o sucesso...
Dinamicas

Como quebrar o gelo em grupos de jovens evangélicos? Essa é uma dinâmica de quebra-gelo para jovens e adolescentes evangélicos, tem como...
Dinamicas

Promover brincadeiras e quebra-gelo em seus grupos ou equipes de trabalho é fundamental para manter a integração do grupo. Essa dinâmica de quebra gelo...

Atividades divertidas para animar grupos e equipes é quase que essencial, ainda mais se o objetivo principal é o famoso quebrar o gelo entre os participantes...
Dinamicas

Essa é uma brincadeira, uma dinâmica de quebra-gelo para utilizar na sala de aula, com seus alunos, é uma dinamica muito divertida e que promove a...
Dinamicas

Começo de ano ou semestre é um momento muito especial para apresentar e integrar novos professores e educadores. Essa é uma dinâmica de quebra...
Dinamicas

Muitas vezes temos uma reunião longa e precisamos começar com uma dinâmica de quebra-gelo que seja rápida e objetiva. A dinâmica da pegadinha...
Dinamicas

Essa dinâmica de quebra gelo para células e grupos de jovens tem por objetivo quebrar o gelo inicial e promover a apresentação de todos os integrantes do...
Dinamicas

Primeiro dia de aula é dia de quebrar o gelo e apresentar os alunos. Essa é uma dinâmica de quebra-gelo para o primeiro dia de aula, para integrar os...
Dinamicas

Dinâmica para quebra-gelo e apresentação para o primeiro dia de um grupo ou equipe de trabalho, tem por objetivo promover integração e entrosamento...
Dinamicas

A dinâmica do jogo de bola é uma dinâmica para quebrar o gelo do grupo ou equipe de trabalho, muito divertida, essa dinâmica trabalha com o...
Dinamicas

Existem muitos exemplos e técnicas para se realizar uma dinâmica de quebra-gelo, nesse site nos dedicamos a explicar vários procedimentos...
Dinamicas

Dinâmicas de grupo para quebrar o gelo devem ser feitas sempre no inicio de uma reunião ou atividade programada onde o grupo não se conhece bem ou é...
Dinamicas

Nada melhor do que uma boa dinâmica de quebra-gelo para iniciar uma atividade, reunião ou confraternização, além de descontrair os participantes, promove...
Dinamicas

Fazer dinâmicas de quebra-gelo em grupos de terceira idade é algo muito estimulante, proporciona uma maior integração entre os participantes que se...
Dinamicas

Mais uma técnica de quebra gelo para aplicar em seu grupo ou equipe de trabalho. A dinânica para entrosamento chamada quem sou eu tem por objetivo...
dinamicas

Reuniões de Grupos e Equipes, Reuniões de Pais e Mestres, reuniões com diretores e líderes de empresas, situações corriqueiras e que muitas vezes podem se tornar cansativas se não forem devidamente coordenadas...
Dinâmicas de Aprendizagem | Dinâmicas de Grupo Aprendizagem

Seleção com dinâmicas de aprendizagem. Num ambiente empresarial ou institucional a aprendizagem é fundamental para que todos os envolvidos, sejam da área administrativa ou colaborativa possam adquirir novos conhecimentos...

Fonte: http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/dinamicas-quebra-gelo-como-fazer-exemplos-para-grupos-equipes-reunioes.php

Dinâmica com Professores para Inicio de Ano Letivo e Alunos


Dinâmicas para 

Professores e Educadores



Como fazer dinamicas de grupo com professores? Apresentamos a resposta para essa pergunta com uma seleção exclusiva de dinâmicas para professores com exemplos e explicações passo a passo, textos e vídeos. Professores,educadores, mestres, aqueles que tem como função educar.
Numa época em que estas profissões estão desvalorizadas, nada melhor do que injetar motivação através de oficinas, atividades e brincadeiras de grupo com professores com objetivo de passar valores, treinar e integrar esses profissionais para que possam levar as salas de aula o conhecimento necessário para que nosso país cresça, com educação e respeito. Para entendermos todo o processo que envolve uma dinâmica de grupo com professores é necessário entender o conceito. Um grupo é formado por indivíduos que tem certas afinidades, sejam sociais, profissionais ou pessoais e a dinâmica é o modus operandi, o procedimento através do qual vamos organizar esse grupo para que desenvolva suas atividades em harmonia
dinamicas para professores e educadores



"Uma escola onde os alunos mandassem seria uma escola triste. A luz, a moralidade e a arte serão sempre representadas na humanidade por um conjunto de mestres, uma minoria que guarda a tradição do verdadeiro, do bem e do belo.(Ernest Renan)
Nosso objetivo é oferecer a educadores, diretores e coordenadores acadêmicos uma série de dinâmicas de grupo, atividades e brincadeiras voltadas para todas as necessidades, desde uma reunião de professores até eventos que envolvam treinamentos, volta às aulas, motivação de alunos e muito mais.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Atividades Educativas Esoterikha.com





Inicio de ano letivo é tempo de integrar os alunos, aprensentar novos membros e enturmar aqueles que já se conhecem. Essa dinâmica para professores deve ser aplicada no inicio do ano letivo, nos primeiros dias de aula. Esse é um jogo denominado Blocos Lógicos, seu principal objetivo é estimular as noções de conjunto e pertinênica. Dinamicas para o inicio do ano letivo, para alunos de todas as idades.

Dinamica dos Blocos Lógicos


Objetivos: Organização de sistemas lógicos de classificação. Construção das noções de conjunto; elemento e atributo. Inclusão, exclusão e pertinência.
Preparação: Pegue a caixa com o material de blocos lógicos.
Apresente o material às crianças para que classifiquem os blocos.
Crie junto com os alunos os atributos que serão dados para os tipos de blocos existentes.
Exemplos:



c) os dois tamanhos: pequeno e grande d) as cores: amarelo, azul e vermelho Desenrolar:a) as quatro formas: círculo, quadrado, retângulo e triângulo. b) as duas espessuras: grosso e fino
Faça em cartolina um quadro. Primeiramente, escolha apenas um atributo (quadrada). Exemplo: separar apenas as peças quadradas.
Peça aos alunos que separem os blocos de acordo com o atributo escolhido. Depois, vá acrescentando atributos à peça escolhida: vermelha, fina, pequena. Os alunos irão completar o quadro com a peça quadrada, pequena, fina e vermelha.
Divida a classe em grupos e o primeiro que descobrir qual é a peça, ganha um ponto para o grupo.
Conclusão: O aluno vai estimular a visão do objeto e lidar com sua imagem mental através de classificações dos atributos estabelecidos.



Fonte:http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/dinamicas-para-inicio-de-ano-letivo-professores-blocos-logicos-dinpro.php

Guia Escolar 2015

Um apoio Pedagógico para que 

você possa adaptar a sua realidade. 


Bom trabalho!

Professora Marcia Valeria
------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Conheça os setores e pessoas aos quais você precisará se remeter nas mais diversas situações, além de atividades e projetos desenvolvidos no colégio através do Guia Escolar 2015. Ele reúne também orientações importantes sobre a filosofia do Marista Ipanema, estrutura organizacional, regras, benefícios e deveres. Além disso, o Guia engloba todo o calendário de eventos e atividades planejadas para o próximo ano. 
O Guia Escolar será disponibilizado na versão online e entregue na versão impressa aos estudantes no primeiro dia de aula de 2015.Acessando o arquivo online, você pode apenas visualizar ou, se preferir, fazer download (basta clicar com o botão direito no link anterior e escolher a opção Salvar link como).


Fonte: http://colegiomarista.org.br/ipanema/comunicados-orientacoes/confira-o-guia-escolar-2015

Secretária de Estado de Educação reúne-se com representantes do Sind-UTE - MG

A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, recebeu, na manhã desta segunda-feira (12.01), na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE). O encontro marca a primeira agenda oficial com o sindicato.
A entidade apresentou para a secretária as principais reivindicações da categoria e listou pontos, no setor pedagógico, de infraestrutura, de pessoal e administrativo, os quais gostaria que fossem analisados pelo órgão.
A secretária Macaé Evaristo avaliou positivamente a primeira reunião de trabalho com o Sind-UTE após assumir a pasta. “Foi uma boa reunião. Uma reunião, inicialmente, de conhecimento. Mas que teve como ponto central a resolução que publicaremos sobre o quadro de escola que é muito importante. Essa resolução orienta os trabalhos do início do nosso ano letivo de 2015”. A secretária ressaltou, ainda, a importância do diálogo com as entidades que representam os profissionais da Educação. “O sindicato apresentou pontos que eles consideram importantes para nossa avaliação e nós teremos, agora, essa semana de trabalho para finalizar e publicar a resolução do quadro de escola. Vamos procurar acolher as demandas apresentadas de acordo com a capacidade que nós temos para assumi-las”, destacou.
Reunião foi realizada nesta segunda-feira (12-01) na Cidade Administrativa. Foto: Geanine Nogueira/ ACSSEE
Reunião foi realizada nesta segunda-feira (12-01) na Cidade Administrativa. Foto: Geanine Nogueira/ ACSSEE

Para a coordenadora-geral do Sind-UTE, Beatriz Cerqueira, as expectativas a partir do encontro são as melhores. Segundo ela, a importância dessa reunião é porque marca o início do diálogo. “A categoria tem uma grande expectativa de que a gente possa reconstruir a educação em Minas Gerais. E a reconstrução passa pelo diálogo, uma via de mão dupla, de ouvir o que a categoria pensa e de tentar resolver os problemas. Então, a importância desse encontro é o início do diálogo e o início da organização da escola, no sentido de resolver os problemas pendentes e de dar ao trabalhador, e essa é a busca do sindicato, o reconhecimento dos seus direitos e uma tranqüilidade na sua condição funcional. Espero que a gente consiga construir isso já para o início do ano letivo para que a gente possa enfrentar o nosso grande desafio, que é a questão do pagamento do piso salarial”, afirmou.

Agenda permanente
A secretária de Estado de Educação reiterou o compromisso de estabelecer um espaço de diálogo permanente com os educadores mineiros. Para Macaé Evaristo, encontros e reuniões como essa são “muito importantes para fazer uma boa gestão da política educacional e melhorar a educação em nosso estado. É preciso estabelecer permanente diálogo com os profissionais da educação. Nesse caso com as entidades que os representam”.
Uma agenda com o Sind-UTE já está marcada para terça-feira (20.01). De acordo com a secretária, “a partir da reunião desta segunda-feira estamos estabelecendo um cronograma porque a nossa disposição é estabelecermos uma agenda sistemática de reuniões com o sindicato para que todas as questões relativas aos profissionais possam ser tratadas de maneira sistemática e evitar que os problemas se acentuem”, enfatizou.

Outras reuniões
Na última sexta-feira (09.01), a secretária Macaé Evaristo recebeu representantes da Associação de Diretores de Escolas Oficiais de Minas Gerais (Adeomg). Entre os representantes presentes estava a presidente da Associação, Ana Maria Belo de Abreu, e uma diretora de escola da rede estadual, Raquel Coutinho Campos. Ela é diretora da Escola Estadual Pedro Aleixo, de Belo Horizonte, e também membro do conselho da Adeomg.
Fonte: https://www.educacao.mg.gov.br/component/gmg/story/6700-secretaria-de-estado-de-educacao-reune-se-com-representantes-do-sind-ute

Prorrogado período de inscrições para concursos da Educação MG





Publicado no Diário Oficial dos Poderes de Estado desta sexta-feira (09), a prorrogação do prazo de inscrição para os concursos da Secretaria de Estado de Educação. As inscrições podem ser feitas até 23h59 min do dia 1º de fevereiro de 2015. Os editais oferecem oportunidades para o preenchimento nas áreas do Conservatório de Música, Educação Especial, Ensino Religioso, atuação no ensino regular e nas escolas indígenas.
As inscrições para as mais de 17 mil vagas disponíveis devem ser feitas no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pela realização dos concursos públicos. O valor de inscrição é de R$30,00 para a vaga de Assistente Técnico de Educação Básica, R$40,00 para Professor de Educação Básica e R$45,00 para Especialista em Educação Básica.
Prazo dos concursos da Educação foram prorrogados para o dia 1º de fevereiro. Crédito: Divulgação SEE
Prazo dos concursos da Educação foram prorrogados para o dia 1º de fevereiro. Crédito: Divulgação SEE

A partir do dia 10 de fevereiro, o candidato deverá conferir, no site da organizadora se os dados da sua inscrição foram recebidos e o pagamento efetivado. Em caso negativo, o inscrito deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC) do IBFC, pelo telefone (11)4788-1430, de segunda à sexta-feira úteis, das 9 às 17 horas (horário de Brasília – DF), para verificar o ocorrido.
Os textos de cada um dos editais e demais informações encontram-se disponíveis nos sites www.ibfc.org.br; www.planejamento.mg.gov.br e www.educacao.mg.gov.br.
Concursos em aberto:
- Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais
Vagas: Para o cargo de Professor de Educação Básica, com atuação nos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais, as oportunidades são, por exemplo, para Regência/Música, Artes Plásticas, Instrumento/Guitarra, entre outros, conforme prevê o edital Seplag/SEE 02/2014. Ao todo, são ofertadas 1.237 vagas.
- Ensino Religioso
Vagas: Para o cargo de Professor de Educação Básica - Ensino Religioso, o edital Seplag/SEE 03/2014 prevê 1.648 oportunidades.
- Ensino Regular
Vagas: Na educação básica, são ofertadas vagas de Assistente Técnico de Educação Básica (auxiliar de secretaria); Especialista em Educação Básica (supervisão pedagógica), Especialista em Educação Básica (orientação educacional), Professor de Educação Básica com atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Professor de Educação Básica para atuação em conteúdos específicos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Ao todo, são ofertadas 13.454 vagas. Outras informações estão disponíveis no edital Seplag/SEE 04/2014.
- Ensino Especial
Vagas: O edital Seplag/SEE 05/2014 traz oportunidades para preenchimento de vagas para atuação em escolas especiais e Atendimento Educacional Especializado em escolas regulares. Os cargos, neste caso, para os quais os interessados podem concorrer são os das carreiras de Especialista em Educação Básica (Orientação Educacional), Especialista em Educação Básica (Supervisão Pedagógica), Professor de Educação Básica com atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Professor de Educação Básica para atuação em conteúdos específicos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, Professor de Educação Básica Intérprete de Libras e para atuação nas salas de recurso. Ao todo, são ofertadas 1.285 vagas.
-Educação indígena
Vagas: são oferecidas 443 vagas para atuar em escolas estaduais indígenas e/ ou turmas indígenas vinculadas às escolas estaduais não indígenas. A remuneração para os cargos de Assistente Técnico de Educação Básica (ATB) é de R$1.005,46 para a carga horária semanal de 30 horas. Para os cargos de Especialista em Educação Básica (EEB) é de R$1.455,30, com carga horária semanal de 24 horas. Para os cargos de Professor de Educação Básica (PEB) a remuneração inicial será de R$1.455,30 para uma jornada de 24 horas semanais. Ao todo são ofertadas 443 vagas. Mais informações no edital Seplag/SEE 07/2014.
Fonte:https://www.educacao.mg.gov.br/component/gmg/story/6695-prorrogado-periodo-de-inscricoes-para-concursos-da-educacao

MEC divulga as notas do Enem 2014 - Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começa segunda (19)


13/01/2015 20h14 - Atualizado em 14/01/2015 11h28

MEC divulga as notas do Enem 2014

Candidatos podem consultar nota individualmente pela internet.
Inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começa segunda (19).

Do G1, em São Paulo
Candidato deve inserir CPF e senha e ver as notas nas provas do Enem (Foto: Reprodução/Inep)Candidato deve inserir CPF e senha e ver as notas nas provas do Enem (Foto: Reprodução/Inep)
O Ministério da Educação liberou na noite desta terça-feira (13) a consulta individual das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 para 6.193.565 estudantes que fizeram as provas. Eles podem acessar sua nota na página enem.inep.gov.br ou no sitesistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem.
Para ver o resultado, o candidato deve inserir seu número de inscrição do Enem e a senha de acesso ou CPF e senha.
Logo após a publicação das notas, a página de acesso do Inep apresentou lentidão devido ao grande volume de tráfego.
Os mais de 6,2 milhões de estudantes podem ver a nota que tiraram nas provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática) e na redação. Dúvidas podem ser solucionadas pelo telefone de auxílio do Enem: 0800 61 61 61.
O exame foi realizado nos dias 8 e 9 de novembro de 2014.
Queda na média
Segundo o Ministério da Educação, as médias em matemática e redação dos alunos concluintes do ensino médio caíram 7,3% e 9,7%, respectivamente, em relação ao Enem do ano anterior.
Mais de 529 mil candidatos tiraram nota zero em redação, e apenas 250 obtiveram a nota máxima (1.000 pontos).
A demora na divulgação das notas deixou milhares de estudantes ansiosos durante todo o dia.Muitos criaram memes nas redes sociais para brincar com a espera pela divulgação.
Ministro Cid Gomes comenta as redações com nota zero. Assista abaixo:
Nota das objetivas
A nota das provas objetivas usa a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Uma das principais dúvidas sobre a TRI é o fato de que é impossível o aluno tirar nota 1.000 na prova de múltipla escolha (na redação, isso é possível).
Nessa metodologia, mesmo que o aluno acerte todas as 45 questões de cada prova, sua nota nunca será 1.000. Da mesma forma, um candidato que erre todas as questões não acaba com nota zero (ou, no caso do Enem, a pontuação mínima, que é 200 pontos).
Isso acontece porque o exame dá pontos aos candidatos de acordo com uma escala. Ou seja, a nota do candidato não se trata diretamente do seu desempenho individual, mas de como ele se saiu dentro do conjunto dos demais candidatos. Por exemplo, quanto mais próximo da nota máxima, mais certeza é possível ter de que o estudante domina os conhecimentos exigidos na prova.
enem redação (Foto: Reprodução/TV Globo)Redação do Enem abordou a publicidade infantil
(Foto: Reprodução/TV Globo)
Nota da redação
O tema da redação do Enem 2014 foi "Publicidade infantil no Brasil". A nota de redação vai de 0 a 1.000 pontos. Um bom texto, para ganhar nota 1.000, deve cumprir bem cinco competências exigidas pela redação do Enem. Cada competência tem cinco faixas que vão de 0 a 200 pontos.
Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Cada redação do Enem foi corrigida por dois corretores de forma independente. A nota total de cada corretor corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das cinco competências.
Se houvesse discrepância entre as notas dois corretores por mais de 100 pontos, ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências fosse superior a 80 pontos, a redação iria para um terceiro corretor.
Caso houvesse discrepância entre o terceiro corretor e os outros dois corretores, ou caso houvesse discrepância entre o terceiro corretor e apenas um dos corretores, a nota final seria a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximaram.
Se a nota do terceiro corretor tivesse diferença equidistante das notas dos outros dois corretores, ou se fosse completamente diferente, a redação seria lida por uma banca de três avaliadores, responsáveis pela nota definitiva.
Sisu
Com a pontuação em mãos, os candidatos poderão concorrer às 205.514 vagas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior na primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
A consulta às vagas já está disponível neste link. As inscrições serão abertas no dia 19 no sitesisu.mec.gov.br. O prazo de inscrições vai até as 23h59 do dia 22.
O Sisu seleciona alunos para vagas em instituições públicas de ensino superior a partir da nota do Enem. Para participar desta edição, o candidato tem de ter feito a edição 2014 do exame e não ter zerado na redação. O estudante poderá se inscrever em até duas opções de vaga.
A Lei de Cotas (lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012) garante a reserva de 50% das vagas por curso e turno nas 63 universidades federais, nos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e nos 2 centros federais de educação tecnológica a estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas.
Considerando todas as vagas (inclusive de universidades estaduais), o número destinado para esses alunos chega a 40% do total neste ano.
O resultado da primeira chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro.
Fonte: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/01/mec-divulga-notas-do-enem-2014.html

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.
"O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá." Provérbios 11:25 . Colabore com nossa Missão de Levar a Palavra de Deus até os confins da terra. PIX para qualquer valor. Deus o abençoe mais. Paz!
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Parceria com o Mercado Pago - Revendedora - Clique na imagem

Professora Marcia Valeria

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO
Clique no símbolo e vá para nossa TL.

Contadores

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.