quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Brasil registra primeiros casos de transmissão de chikungunya.

Doenças infecciosas

Ministério da Saúde confirmou nesta terça-feira diagnóstico em dois pacientes do Amapá que não fizeram viagens recentes ao exterior.

Chikungunya: casos foram confirmados na cidade de Oiapoque, no Amapá
Chikungunya: casos foram confirmados na cidade de Oiapoque, no Amapá (James Gathany/PHILL, CDC/VEJA)

Dois casos de transmissão de febre chikungunya foram confirmados na cidade de Oiapoque, no Amapá, pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira. Trata-se dos primeiros registros de pacientes que não fizeram viagem ao exterior, o que significa que a doença foi transmitida dentro do país. Nos outros 37 episódios relatados neste ano, a febre foi contraída em viagens internacionais. A chikungunya provoca sintomas semelhantes aos da dengue e é causada por um vírus transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus.
Os dois pacientes, que já passam bem, apresentaram os sintomas nos dias 26 e 27 de agosto e a confirmação do diagnóstico foi feita nesta semana. O Ministério da Saúde anunciou que intensificou as medidas de controle da doença no Oiapoque, ao lado dos governos municipal e estadual, com busca de novos casos suspeitos, remoção e tratamento químico de criadouros de mosquitos Aedes aegypti e aplicação de inseticida em comunidades.
De acordo com o Ministério de Saúde, na próxima campanha contra a dengue, a chikungunya também será mencionada. "O período de maior transmissão da dengue no Brasil vai sempre de janeiro a maio, mas é importante que desde já as pessoas verifiquem suas caixas d'água e áreas de depósitos do mosquito para evitar as duas doenças", diz o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
A doença — A febre chikungunya tem sintomas similares aos da dengue, como febre alta, mal-estar e dores nos músculos, ossos e articulações. A doença começa a se manifestar três a sete dias depois de o paciente ser picado. Caso a pessoa seja picada novamente no decorrer dos primeiros cinco dias dos sintomas, ela passa o vírus para o mosquito, que pode retransmiti-lo a outras pessoas. A chikungunya é comum em algumas regiões da África e, atualmente, é epidêmica em ilhas do Caribe.

Tire cinco dúvidas sobre a chikungunya

O que é chikungunya?


A febre chikungunya é uma doença provocada por um vírus que pode ser transmitido pela picada de dois mosquitos, quando infectados: o Aedes aegypti, o mesmo da dengue, e o Aedes albopictus. Ambos existem no Brasil. http://veja.abril.com.br/noticia/saude/brasil-registra-primeiros-casos-de-transmissao-interna-de-chikungunya

"O mundo ainda tem a oportunidade de salvar inúmeras vidas. Agora, o mundo tem a responsabilidade de agir, de acelerar e fazer mais", enfatizou Obama.

Epidemia

Ebola é uma ameaça à segurança mundial, diz Obama

Presidente anunciou maior participação dos EUA no combate ao vírus, com o envio de 3.000 militares à África, e alertou para impactos econômicos do surto

Em Atlanta, Barack Obama apresentou plano americano de combate ao ebola
Em Atlanta, Barack Obama apresentou plano americano de combate ao ebola (Mandel Ngan/AFP)
O presidente americano Barack Obama classificou nesta terça-feira a epidemia de ebola na África Ocidental como uma ameaça à segurança mundial e anunciou uma maior participação dos Estados Unidos no combate ao surto. "Sabemos que se tomarmos as medidas certas, nós podemos salvar vidas. Mas precisamos agir rápido", disse Obama em um pronunciamento na sede do Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA, em Atlanta. O presidente, porém, ressaltou que a possibilidade de um surto de ebola no país é "extremamente baixa".

Leia também:
OMS pede 1 bilhão de dólares para combater surto de ebola
Ebola está se alastrando rapidamente na Libéria, relata OMS

O plano americano para frear a disseminação do vírus no continente africano consiste no envio de 3.000 militares para a região, incluindo engenheiros e médicos, no treinamento de funcionários africanos, na construção de 17 novos postos de tratamento com 100 leitos cada e no estabelecimento de um centro de controle militar para coordenar os esforços de ajuda. Segundo autoridades americanas, o foco do plano será na Libéria, um dos países mais afetados pelo surto.

A atual epidemia de ebola, a pior desde a descoberta do vírus em 1976, já contaminou 4.700 pessoas e matou cerca de 2.500 na Libéria, Serra Leoa, Guiné, Nigéria e Senegal. AOrganização Mundial de Saúde (OMS) acredita que, até o final do ano, o número de infectados possa chegar a 20.000. "O mundo ainda tem a oportunidade de salvar inúmeras vidas. Agora, o mundo tem a responsabilidade de agir, de acelerar e fazer mais", enfatizou Obama.

O plano dos EUA ganhou elogios da OMS e de trabalhadores humanitários na África Ocidental. "Este crescente apoio dos EUA é precisamente o tipo de mudança que precisamos para obter um controle sobre o surto e começar a virar o jogo", disse Margaret Chan, diretora-geral da OMS. Especialistas em saúde, porém, ressaltaram que o plano ainda não é suficiente para conter a epidemia, que está crescendo rapidamente e causou o colapso dos sistemas locais de saúde.
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/ebola-e-uma-ameaca-a-seguranca-mundial-diz-obama

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.
"O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá." Provérbios 11:25 . Colabore com nossa Missão de Levar a Palavra de Deus até os confins da terra. PIX para qualquer valor. Deus o abençoe mais. Paz!
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Parceria com o Mercado Pago - Revendedora - Clique na imagem

Professora Marcia Valeria

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO
Clique no símbolo e vá para nossa TL.

Contadores

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.