segunda-feira, 14 de julho de 2014

'Ficou o legado do respeito', diz índio sobre passagem da Alemanha na BA.

Por   | Para: CBN Foz
Seleção alemã se despediu de Santa Cruz Cabrália (Foto: Reprodução/Sportv)Seleção alemã se despediu de Santa Cruz Cabrália na última sexta (11) (Foto: Reprodução/Sportv)
Um legado que vai além de bens materiais e se traduz em respeito e visibilidade. A passagem da Seleção da Alemanha pela região de Santa Cruz Cabrália, município localizado no sul da Bahia, durante a Copa da Mundo, foi elogiada e comemorada tanto por índios da Aldeia Pataxó de Coroa Vermelha, que tiveram contato com os jogadores, como também por gestores da cidade.
Antes de se despedir, na última sexta-feira (11), a Federação Alemã de Futebol (DFB) deixou para os índios um cheque de 10 mil euros (cerca de R$ 30 mil). No entanto, para o cacique Zeca Pataxó, engana-se quem pensa que esse foi o melhor presente doado pelos alemães.
"Falavam que o alemão é muito frio, mas eles demostraram ser diferentes. Sentavam com a gente, nos receberam, conversaram. Para nós foi um aprendizado muito grande. Eles deixaram esse cheque de 10 mil euros, mas isso vai além dos bens materiais. Eles deixaram um legado de respeito, consideração, de coisas boas para a população não só indígena, mas em geral", destaca o cacique.
Segundo Zeca Pataxó, o dinheiro será usado para a compra de um carro que ajudará no atendimento médico à comunidade. "Ainda vai levar uns dias pra comprar o carro porque o dinheiro sai da Alemanha e vem pro Brasil. Vem uma pessoa especial que vai retirar o dinheiro", explica. "Esse carinho deles vai ficar para o resto da vida. Uma coisa que ninguém imaginava, que a Alemanha ia ter esse respeito todo, e eles mostraram isso", acrescenta.
Fernando Oliveira, secretário de Turismo de Santa Cruz Cabrália, conta que o centro de treinamento usado pelos jogadores será transformado em resort e que os alemães negociam um convênio com algumas instituições do município. "Eles estão vendo um convênio com uma escola municipal, um centro de cultura e uma ONG. Seria uma ajuda de 20 mil euros em um período de quatro anos. Mas ainda não está nada certo", ressalta.
Vista aérea do paradisíaco CT da Alemanha em Santa Cruz Cabrália, na Bahia (Foto: Renato Ribeiro / TV Globo)Vista aérea do paradisíaco CT da Alemanha em
Santa Cruz Cabrália, na Bahia
(Foto: Renato Ribeiro / TV Globo)
Devido ao desgaste ambiental provocado durante o período que estiveram hospedados, os alemães também se comprometeram a reformar um campo de futebol da comunidade de Santo André, povoado da região. "É uma compensação ambiental. Eles poderiam ter dado dinheiro por conta do desgaste ambientel, mas nós sugerimos que eles fizessem essas melhorias no campo", afirma Oliveira.
Turismo
Para Fernando Oliveira, a passagem dos alemães também foi importante para desenvolver o setor de turismo na região. "A grande conquista é o reconhecimento. Nós estávamos sobrevivendo à sombra de Porto Seguro, todo o destino se vendia para lá. Agora nós tivemos, com a mídia gratuita, a possibilidade de externar tudo sobre a cidade de uma maneira nunca pensada. É o principal legado que Cabrália herda", opina.
Oliveira conta que não foi grande o número de turistas que deram entrada no município durante o mês de junho. Segundo ele, a expectativa é que a quantidade de pessoas curiosas em conhecer o local onde a Seleção Alemã se hospedou cresça com o tempo. "Se pegássemos todo o orçamento do município e usássemos para publicidade nós não conseguimos atingir o que conseguimos de mídia gratuita que tivemos agora. O incremento de turistas no período foi baixo, foi mais profissionais e envolvidos no evento. Obviamente nesse verão esperamos deslanchar, até com o turismo de brasileiros que pretendem conhecer esse lugar encantador", afirma Oliveira.
"Materialmente eles deixaram aquela quantia para a comunidade. Mas imaterialmente, eles deixaram uma projeção histórica para o município. Com essa visibilidade, esperamos colher muitos frutos com o turisto no futuro", opina também o chefe de gabinente de Santa Cruz Cabrália, Felipe Costa.
Reconhecimento na dança
O contato com os índios ainda rendeu reconhecimento na final da Copa do Mundo. Durante a celebração do título, os alemães fizeram uma dança chamada "anguaré", realizada para comemorar grandes conquistas, e que foi ensinada a eles pelos índios pataxós.
[Veja ao lado vídeo com índios baianos fazendo dança que ensinaram aos jogadores alemães]
"Ontem a gente assistiu ao jogo com todo mundo vestido de camisa Alemanha. Alguns estavam vestidos com camisa do Flamengo [que se assemelha ao segundo uniforme alemão] e mostra que nós torcíamos mesmo para eles. Antes do jogo, fizemos uma oração para que eles tivessem força e pudessem ser campeões. E tudo deu certo graças a Deus", comemorou o cacique Zeca Pataxó.
Com o término da Copa do Mundo e a volta dos alemães para o país natal, resta agora aos moradores de Santa Cruz Cabrália torcerem pelo retorno dos jogadores. "Aqui já está mais movimentado, vindo mais turistas. Pensei que ia esvaziar, mas pelo contrário, as pessoas estão vindo, querendo conhecer. Já bate uma saudade deles porque a gente estava acostumado, e agora temos que esperar mais quatro anos", conclui o cacique Zeca Pataxó.
GNews - Alemanha campeã da Copa do Mundo (Foto: globonews)Jogadores da Alemanha fazem dança indígena na comemoração do título da Copa do Mundo (Foto: globonews)http://www.cbnfoz.com.br/editorial/brasil/bahia/14072014-170796-ficou-o-legado-do-respeito-diz-indio-sobre-passagem-da-alemanha-na-ba-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Alemanha vai deixar “legado” na Bahia: condomínio turístico e escola de hotelaria.

Dizem que o reduto da Alemanha no Brasil é espetacular
Dizem que o reduto da Alemanha no Brasil é espetacular
Com 14 casas coletivas de dois andares com vista para o mar, 65 quartos, área de convivência e piscina de 700 metros quadrados, em aproximadamente 15 mil metros no litoral baiano, o Campo Bahia – atual centro de concentração da seleção alemã – vai virar empreendimento turístico após a Copa.
Foi construído com o apoio do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), presidido por João Dória Jr., em parceria com uma associação de empresários alemães. Foi concluído em apenas cinco meses de trabalho.
Localizado na vila de Santo André, próximo a Porto Seguro, o Campo Bahia auxilia na gestão de resíduos sólidos, com suprimento de água potável, além de contribuir com tecnologia da informação para o desenvolvimento das escolas da região.
Após a Copa do Mundo, o campo de treinamento será transformado em um empreendimento para o turismo brasileiro. Entre outros projetos, a ideia é que o estabelecimento integre uma escola internacional de hotelaria, que atraia investidores internacionais e visibilidade.
http://blog.tribunadonorte.com.br/eturismo/alemanha-vai-deixar-legado-na-bahia-condominio-turistico-e-escola-de-hotelaria/75196
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Seleção alemã se despede dos baianos e diz que Bahia foi a melhor escolha

A última entrevista coletiva da seleção da Alemanha em Santo André, distrito de Santa Cruz Cabrália, no extremo sul da Bahia, aconteceu nesta sexta-feira (11) e foi marcada por agradecimentos e homenagens. A passagem dos craques alemães pela região deixa como legado um campo de futebol, ambulância e doações para a escola da vila, além de mídia espontânea nos 35 dias de permanência no estado.

O porta-voz do time, Oliver Bierhoff, agradeceu ao governador da Bahia, Jaques Wagner, e ao secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, Ney Campello, pelo trabalho no processo de atração da Alemanha para a Bahia. Também agradeceu à Comissão Local para Assuntos da Copa, secretariada pelo Porto Seguro Convention & Visitors Bureau, pelas atividades realizadas para a captação e estada da seleção na região.

Desde janeiro de 2013, o Convention atuou com o propósito de atrair a vinda do time para a região da Costa do Descobrimento e trabalhou na montagem e estruturação do Centro de Mídia, logística, receptivo, segurança, estrutura de internet, entre outras ações.

Bierhoff ressaltou a importância da escolha por Santo André. "No começo, todos acharam que era uma ideia louca, mas hoje sabemos que foi uma decisão acertada. Quando atravessávamos a balsa na volta do jogo, já dava uma sensação de estarmos em casa. Aqui virou nosso lar no Brasil". A seleção da Alemanha deixa a Costa do Descobrimento na noite desta sexta-feira (11). Foram 35 dias desde a chegada do time à região, em 8 de junho.

Legado

Além da divulgação em mídia espontânea na região, a passagem do time alemão pelo sul da Bahia rendeu um novo campo de futebol construído especialmente para os moradores, doação financeira para aquisição de ambulância que atenderá à comunidade indígena Pataxó e doações pelo período de três anos para a Escola da Vila de Santo André. "É uma forma de ajudarmos e deixarmos uma marca da nossa passagem na região", afirmou Georg Behlau, diretor administrativo da Federação alemã.

Exemplo de Civilidade dentro e fora do campo. 


Imprensa em frente ao centro de treinamento alemão na Bahia.
Foto: Internet

http://www.ambientelegal.com.br/responsabilidade-social-dentro-e-fora-do-campo/

ALEMANHA DEIXA IMPORTANTE LEGADO PARA BRASILEIROS.

Alegria e descontração no centro de treinamento da Alemanha - Foto Internet 




Uma História que encanta a todos; 

vale a pena tomar conhecimento do 
projeto executado pela Seleção da Alemanha
 por ocasião das disputas da Copa FIFA 2014 no Brasil!



Então, 6 meses atrás, os alemães chegaram na cidade de Santa Cruz Cabrália, no estado da Bahia, onde está o seu centro de treinamento, e:




- Compraram o terreno. 

- Construíram um hotel. 
- Construíram um centro de saúde. 
- Fizeram um campo de futebol. 
- Fizeram uma estrada para interligar o centro de treinamento. 
- Não trouxeram funcionários alemães, contrataram as pessoas da cidade. (de preferência os mais humildes).



Depois a seleção alemã chegou e:

- Quando não estavam treinando, 
estavam socializando com as pessoas na cidade e na praia. 
- Participaram de festas com a população.
- Interagiram com os índios. 
- Vestiram a camisa do time local (o Bahia).

Seleção alemã participa da dança dos índios de Santa Cruz Cabrália - Imagem Internet


Sobre a vitória em cima da nossa seleção:
- Combinaram no intervalo do jogo em diminuir o 
ritmo para não humilhar a seleção anfitriã.
- Falaram que seus ídolos são os nossos 
jogadores do passado.
- Pediram desculpas após a goleada. 
- Estão postando nas redes sociais, mensagens 
de incentivo ao povo brasileiro e 
agradecendo a hospitalidade.

E vão deixar tudo que construíram  para a 
população da cidade, utilizar como centro 
de formação profissional 
(Escola e Centro Comunitário). 
Além de uma biblioteca vão também 
deixar um importante laboratório de informática.

Afora a goleada de 7X1, os alemães 
deixam importante legado para os brasileiros.
Dá pra não torcer pra esses caras?

Crisanto Teixeira - Jornalista.
http://crisantoteixeira.blogspot.com.br/2014/07/alemanha-deixa-importante-legado-para.html

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

O legado que o povo esperava do governo brasileiro, vejam só, a seleção da Alemanha é que deixou.



Enquanto o governo brasileiro gastava o dinheiro do povo para entregar estruturas pomposas para seleções, construindo elefantes brancos e enriquecendo ainda mais a Fifa com o absurdo das isenções bilionárias de impostos, entregando obras superfaturadas e outras que nem se quer foram concluídas…
…uma seleção veio ao Brasil, construiu o seu próprio centro de treinamento em Santo André, distrito de Santa Cruz Cabrália, no extremo sul da Bahia, e detalhe, com recursos próprios. Deu exemplo de comprometimento e foco. Doaram recursos financeiros para aquisição de ambulâncias para a comunidade indígena Tapaxó e pelo período de 3 anos promoverão doações para a Escola da Vila de Santo André e construíram um campo de futebol especificamente para a comunidade local.  Essa é a seleção da Alemanha, aquela que é a responsável pelo legado mais bonito, ou talvez o único digno de orgulho desta Copa. Exemplo para os pomposos jogadores brasileiros, para o governo brasileiro, e sobretudo para o povo brasileiro.
O diretor administrativo da Federação Alemã, Georg Behlau, afirmou que as doações foram uma forma de ajudarem e deixarem uma marca da passagem deles na Bahia. 
*As informações sobre as benfeitorias e doações promovidas pela seleção alemã estão disponíveis no site do Governo do Estado da Bahia.Publicado por  em 13 julho,
O legado que o povo esperava do governo brasileiro, vejam só, a seleção da Alemanha é que deixou 







:

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.
"O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá." Provérbios 11:25 . Colabore com nossa Missão de Levar a Palavra de Deus até os confins da terra. PIX para qualquer valor. Deus o abençoe mais. Paz!
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Parceria com o Mercado Pago - Revendedora - Clique na imagem

Professora Marcia Valeria

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO
Clique no símbolo e vá para nossa TL.

Contadores

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.