segunda-feira, 10 de março de 2014

Projeto Copa do Mundo 2014 - Educação Infantil.

Estou postando o Projeto Copa 2014 para trabalhar com Educação Infantil e auxiliar a todos que vão trabalhar o tema este ano. Prometo logo estar postando muito mais dicas, sugestões e ideias para estar trabalhando este projeto, bem como outras novidades sobre a Copa!


Projeto Copa 2014 para Educação Infantil
Objetivos
• Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.
• Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.
• Conhecer a história das copas.
• Identificar cada país e os dias que jogam.
• Ressaltar a importância do nosso país em sediar a Copa.
• Ressaltar os prejuízos.
Formulação dos Problemas
• Onde será realizada a Copa do Mundo?
• O que você achou de ter o Brasil com sede da Copa?
• O que podemos observar nos grupos?
• Quais são as comidas e danças típicas dos países participantes?
• Você conhece algum desses países?
Tempo da Atividade: Depende do ritmo da turma
Material
• Material para fazer a viseira: cartolina, canetas, colas, etc.

Temas Transversais
Ética e cidadania

Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre. Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.

Meio ambiente
Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira).

Pluralidade cultural
Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. Trabalhar a cultura brasileira, seus povos, costumes...

Sensibilização
Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.

Biblioteca
- Leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles).
O Jogo de Bola
A bela bola rola,
A bela bola do Raul.
Bola amarela, a da Arabela,
A do Raul, azul.
Rola a amarela e pula a azul,
A bola é mole, é mole e rola,
A bola é bela, é bela e pula,
É bela, rola, pula, é mole, é amarela, azul,
A de Raul é de Arabela e a de Arabela é de Raul!

- Leituras sobre as copas (jornais, revistas, livros)
- Montar uma revistinha da copa com atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.

Artes
Viseira da Copa / Bandeirinhas para enfeitar a escola / Desenhos livres sobre a Copa. 

Educação Física
Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador/ Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme) / Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino Nacional.

Vídeo: Franklin aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a técnica - regras e a ação coletiva do grupo) Cartoon network - tv a cabo.

Português - O Hino Nacional
•A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram;
•Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis;
•Música da Copa;
•Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.
•Texto: Jogo de bola (Cecília Meireles);
•Livros de literatura infantil;
•Entendimento e ilustração;
•Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas, etc.
•Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa;
•Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase ao Brasil, já que estamos sediando-a mesma.
•Leitura de noticiários diários - textos jornalísticos;

Matemática
•Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bi-campeão).
•Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final.
•Quantidade de jogadores num jogo de futebol.
•Os reservas da seleção (função)
•Agenda da copa
•Análise do placar dos jogos do Brasil
•O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...)
•Liga pontos.

História e Geografia
•História das Copas
•Sede da Copa
•Curiosidades sobre a vida das pessoas de cada país. (usos e costumes)
•Localização no mapa da sede da Copa. Onde será realizados os jogos no Brasil?
•Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários.
•A Bandeira Brasileira
•As bandeiras dos demais países
•Falar que todos os países tem o seu Hino Nacional
•Mãos de obra temporária que surge em razão da copa
•O respeito às demais seleções
•Reforçar o espírito patriótico
•Retrospectiva das Copas

Ciências
•A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso;
•O exame anti-doping; Campanha anti-drogas (na historia das copas, esta foi a única que até o momento todos os exames anti-doping obteve resultados negativos);
•O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes;
•Os valores nutricionais de alguns alimentos;
•Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças;
•Montar com as crianças um cardápio;
•Cuidados com os fogos e balões.

Conclusões

•Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho.
•Elaboração das pesquisas, de cartazes, ensaio das coreografias, etc.
É um prazer poder ajudar a todos vocês!!! Deixe um recadinho!
Posted: 12 Feb 2014 03:17 PM PST
Muitos, muitos pedidos para postar sugestões para brincar no carnaval com as crianças... Bom as sugestão são inúmeras e já postamos aqui duas maravilhosas que são as máscaras feitas com reciclagem de caixa de ovomáscaras com pratinhos descartáveis e as máscaras de papel, pintadas pelos próprios alunos!
Fantasias e máscaras para brincar no carnaval

Agora vamos ver algumas sugestões para fazer máscaras e também fantasias... Na imagem acima podemos ver várias sugestões, todas muito coloridas e alegres! Para fazer use papel crepom, fitas, papel cartão, eva... Tem chapéu, cartola de mágico, palhaços... E também uma touca que pode ser feita com meia e decorada com fitas coloridas ou lã. Não se esqueça da pintura facial.
Fantasias e máscaras para brincar no carnaval

Máscaras de palhaços são muito usadas pelas crianças e podem ser feitas com pratinhos de isopor e colagem de EVA. Veja dica acima. Depois de fazer as peças de EVA, cole-as no pratinho, recortando um círculo no meio para aparecer o rostinho... lindo! Coloque uma roupa bem colorida ou faça roupas de TNT, sai bem em conta...
Fantasias e máscaras para brincar no carnaval

Veja aqui um modelo de fantasia de palhaço bastante fácil de fazer e divertida... Use TNT colorido, com bolas de EVA ou de TNT coladas. Para 'armar' use uma mangueira, faça as alça e pronto!!!  Os sapatos também podem ser feitos com EVA.
Fantasias e máscaras para brincar no carnaval

É um prazer poder ajudar a todos vocês!!! Deixe um recadinho!
Posted: 12 Feb 2014 02:33 PM PST
Oi!!!

Mais dicas para ajudar na volta às aulas!!! Agora, estou partilhando com vocês um modelo 'padrão' de planejamento para a turminha do maternal. É importante lembrar que este é somente um guia, você pode adaptar de acordo com sua escola e sua turma ou montar seu próprio planejamento. 

OBJETIVOS GERAIS
§ Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar.
§ Desenvolver os movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura.
§ Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
§ Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
§ Identificação do nome próprio.
§ Identificação das letras do nome próprio.
§ Identificação das vogais.
CONTEÚDO
§ Coordenação Motora Ampla.
§ Coordenação Motora Fina.
§ Discriminação Auditiva e Visual.
§ Expressão Oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc).
§ Estudo do nome próprio.
§ Estudo das letras do nome próprio.
§ Apresentação das vogais.
ESTRATÉGIA
§ Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.
§ Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades visomanuais concretas (pinturas, desenhos, etc).
§ Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, etc.
§ Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc.
§ Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc.
§ Fichas cartazes, desenhos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras.
§ Materiais pedagógicos, brincadeiras, atividades visomanuais concretas, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem. O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.

OBSERVAÇÕES
CARACTERÍSTICAS: Aproximadamente 2 a 3 anos
§ Egocentrismo.
§ Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
§ Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.
§ Fantasia, Invenção e Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha).
§ Criatividade
TIPOS DE BRINCADEIRAS
§ Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
§ Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
§ Brincadeiras sem regras.
§ Brincadeiras com poucas regras simples.
§ Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc).
§ Estimulação e motivação.
§ Atividades lúdicas.

MATEMÁTICA - OBJETIVO
§ Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas.
§ Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
§ Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.
§ Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.
§ Reconhecer e discriminar estímulos visuais, interpretando-os e associando-os.
§ Reproduzir seqüências e seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo.
§ Reconhecer e discriminar numerais. Desenvolver contagem de 1 até 10.
CONTEÚDO
§ Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
§ Conceito de lateralidade.
§ Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direita/esquerda.
§ Coordenação Motora.
§ discriminação audiovisual.
§ Seqüência e seriação.
§ Numeração:
§ - Números de 1 à 5
§ - Contagem de 1 à 10
ESTRATÉGIA
§ Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras.
§ Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos, atividades audiovisuais.
§ Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
§ Jogos, brincadeiras, músicas, atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.
§ Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
§ Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.
§ Materiais pedagógicos e concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.

AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem. O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.

OBSERVAÇÕES
§ Devemos desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente.
§ Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
§ A Matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é pois, desenvolver o “pensamento”.
§ A medida que brinca com formas, com quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de quantidade.
“Esse trabalho deve se muito concreto, baseado no manuseio de materiais. Isso permito que as crianças se famialiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos.”

ESTUDOS SOCIAIS - OBJETIVO
§ Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas.
§ Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
§ Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
§ Estimulação do meio ambiente físico.
CONTEÚDO
§ Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
§ Calendário (relação espaço tempo).
§ Família.
§ Escola (ambiente/colegas).
ESTRATÉGIA
§ Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
§ Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
§ Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
§ Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

CIÊNCIAS - OBJETIVO
§ Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
§ Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
§ Estimulação dos 5 sentidos.
§ Estimular o cuidado com a natureza.
§ Nomear e reconhecer diferentes animais.
§ Discriminação entre liso e áspero.
§ Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.
CONTEÚDO
§ Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
§ Esquema corporal.
§ Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
§ Horticultura e jardinagem.
§ Animais.
§ Texturas (liso e áspero).
§ Alimentos.
ESTRATÉGIA
§ Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
§ Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
§ Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
§ Plantação de mudas e flores.
§ Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
§ Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
§ Apresentação de alimentos.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

ARTES - OBJETIVO
§ Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
§ Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
§ Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO
§ Artes: desenho livre e pintura.
§ Sucata.
§ Argila e massinha.
ESTRATÉGIA
§ Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
§ Material de sucata e criatividade do professor.
§ Apresentação de argila e massinha.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
§ Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
§ Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
§ Permitir que a criança seja independente.
§ Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
§ Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
§ Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
§ Mantê-la ocupada.
§ Levar a criança a participar das atividades de grupo.
É um prazer poder ajudar a todos vocês!!! Deixe um recadinho!


Fonte: http://apdsantos.blogspot.com.br/2014/02/projeto-copa-2014-para-educacao-infantil.html

Atividades Diversas: Copa do Mundo 2014.


































Calendário de Vacinação nas Escolas de Além Paraíba-MG, contra o HPV . Meninas de 11 e 13 anos.






Siga aqui o Calendário de Vacinação da Vacina HPV nas Escolas





   O Papiloma Vírus Humano (HPV) é uma doença sexualmente transmissível. O vírus contém características assintomáticas e pode ficar encubado por um longo período, impedindo a manifestação e identificação da doença. A melhor forma de detecta-lo é procurar por lesões resultantes do HPV, o câncer do colo de útero, no caso das mulheres, e verrugas que atingem ambos os sexos.   

   A especialista Dra. Adriana Campaner, ginecologista da Santa Casa de São Paulo, explica que o objetivo do medicamento é prevenir jovens e crianças contra o HPV. "Essa vacina é apenas uma forma de evitar que as doenças causadas pelo vírus, como o câncer do colo de útero, atinjam as mulheres futuramente.

   O Ministério da Saúde, por meio do Programa de Imunização amplia o  Calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina HPV no Sistema único de Saúde (SUS), para prevenção do câncer do colo do útero, uma doença grave que ameaça a vida.   No Brasil é a 2ª principal causa de morte por câncer entre  mulheres.
   À partir do dia 10 de março a Secretaria Municipal de Saúde e de Educação,  iniciará a vacinação contra HPV para as adolescentes de 11 a 13 anos de idade nas  Escolas Municipais, Estaduais e particulares.

   Para adquirir proteção contra o câncer do colo do útero as adolescentes  deverão tomar três doses da vacina:

1ª dose: à partir de março
2ª dose: administrada seis meses após a primeira dose (na Unidade de Saúde)
3ª dose: administrada cinco anos após a 1ª dose (na Unidade de Saúde)

   A vacinação ocorre sem necessidade de autorização ou acompanhamento  dos pais ou responsáveis. No entanto, caso o pai ou responsável não autorize a vacinação da adolescente na escola, deverá encaminhar o “Termo de Recusa”, devidamente preenchido e assinado.

Fonte: PMAP/ASCOM  - Internet

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"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.