terça-feira, 22 de maio de 2012

Disciplinando Crianças



"Nasceu gente, é inteligente!!!"  Jean Piaget

Bem, este organograma, se podemos chamá-lo assim, foi feito para uma criança de 9 anos (4º Ano em Escola Particular) que se encontra com notas vermelhas, neste primeiro bimestre, em TODAS as matérias
Os pais me chamaram em sua residência e solicitaram uma ajuda até para um reforço. Sou contra Professor de Aula Particular. Toda criança tem condições de aprender e o melhor lugar para isso é na sala de aula, solicitando a ajuda do Professor e dividindo as respostar com os colegas. Aula particular acostuma a criança muito mal, fica dependente do outro sempre. Há casos e casos, por isso tudo tem que ser bem analisado, avaliado para se chegar a um ponto favorável à todos. 
Por observar a falta de limite e horário, conversei com a família  sobre montar um organograma. No final do ano passo já contribui com essa fórmula e deu certo. Só que agora será mais rígida pois a criança está necessitada desse aperto  no começo.

Lembrando que essa organização é de acordo com a realidade dessa criança em especial. Ela mora no interior, não há perigo na rua que mora, por isso tem o hábito de brincar com os coleguinhas na rua, soltar pipa, bolinha de gude, pique, campinho jogar bola e etc.

Espero poder ajudar, não só essa criança, más outras também. Se por acaso alguém usar esse método de disciplina, favor deixar um comentário para analisarmos os prós e contras.
Beijinhos...Paz!

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele."
Provérbios 22:6


Organograma: Nome da criança

Organograma é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização.
No nosso caso, organizando os horários do  __________!!!


DOMINGO
MANHÃ
07:00/11:00
Após acordar, arrumar o quarto e fazer a higiene pessoal, trocar de roupa. Comprar pão tomar café com pão, etc. Escovar os dentes. Brincar  ou assistir TV.
TARDE
12:00/18:00
Após o almoço,  higiene pessoal, descansar por 2 horas. Ler 10 páginas do livro durante 1 hora, comentar o que entendeu. Lanchar e escovar os dentes. Brincar ou assistir TV depois descansar.
NOITE
18:00/21:00
Ás 18:00 arrumar o material escolar. Mochila e estojo limpos e organizados. Jantar, fazer a higiene pessoal e dormir.
       
Além Paraíba, 22 de maio de 2012.
Marcia Valeria

SEGUNDA-FEIRA à SEXTA-FEIRA
07:00/08:00
Após acordar, arrumar o quarto e fazer a higiene pessoal, trocar de roupa. Comprar pão. Colocar o lixo na rua (segunda e quarta-feira).
Tomar café com pão, etc.
08:00/09:00
Fazer as tarefas escolares, SOZINHO.
09:00/10:30
Caderno de Caligrafia 5 páginas – Ler 5 páginas do livro e explicar o que entendeu. Se sentir fome comer 01 fruta, nada de biscoitos para não atrapalhar o almoço. Se sobrar tempo pode assistir TV.
10:30/11:00
Tomar banho, se arrumar para escola.
11:00/11:50
Almoçar, escovar os dentes e sair para escola.
18:30/19:30
Tomar banho, lanchar e descansar, pode assistir TV.
19:30/20:30
Iniciar as tarefas escolares, estudar para próxima prova. Arrumar a mochila para o dia seguinte.
20:30/21:00
Jantar, escovar os dentes e dormir.

Observação: 1) Após saber as datas das provas, estudar  de 08:00/10:30 . E de 19:30 /20:30, se não tiver tarefa para casa, ESTUDAR PARA PROVA. Pode gravar sua voz lendo e colocar para escutar.
Obs.: (2) Procurar se alimentar bem nos horários certos e não ficar beliscando nos intervalos.
Obs.:(3) Nada de brincadeira em rua, nem em casa de colega, nem colega em sua casa durante a semana.

SÁBADO
MANHÃ
07:00/12:00
Após acordar, arrumar o quarto e fazer a higiene pessoal, trocar de roupa. Tomar café com pão, etc. Escovar os dentes. Brincar na rua ou assistir TV.


TARDE
12:00/18:00
Após o almoço, higiene pessoal, descansar por 2 horas. Ler 10 páginas do  livro, comentar o que entendeu. Fazer 02 páginas do caderno de caligrafia. Lanchar e escovar os dentes. Após às  17:00 Brincar em casa ou assistir TV ou  descansar.


NOITE
18:00/21:00
Ás 18:00 estudar para próxima prova, o material já passado pela Professora. Jantar, fazer a higiene pessoal e dormir.



Obs.: Se não tiver prova marcada, no horário de 18:00/21:00 recordar matéria dada, lendo em voz alta para melhor compreensão. Ler em voz alta e procurar sempre imaginar o que está lendo para fixar na memória cada detalhe lido. É uma boa forma de memorização.

O comprar pão e colocar o lixo para fora de casa é uma forma dessa criança    criar uma responsabilidade . Pois não terá que ir longe, já que tudo está ao lado de casa.

Na minha infância, eu arrumava a cozinha e meu irmão enchia as garrafas de água e o filtro de barro, boas lembranças. Depois que comecei a trabalhar, aos 12 anos, minha obrigação era pagar a conta de água e comprar o gás. Isso eu não exijo do meu filho, que se formou neste ano, más, não acho errado o que meus pais fizeram. Foi uma forma que tive de crescer responsável. Hoje, sou exemplo para meus filhos em honestidade e pontualidade, graças a Deus pelos pais que me deu.




"Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo."J. Petit Senn

Postado por: Professora Marcia Valeria

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Professora Marcia Valeria

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"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.