quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A Origem do Dia dos Pais - 2º Domingo de Agosto

                                                                 gifs-animados-orkut-flores-12.gif


Estados Unidos

Talvez você não saiba como surgiu esta comemoração, mas tudo começou quando em 1909 Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da Guerra Civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão de sua mãe, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Sonora, de Washington, queria um dia especial em homenagem ao pai, que viu sua mulher falecer dando a luz ao sexto filho, tendo que criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém; foi destemido e amável.

Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O Primeiro Dia dos Pais norte-americano então foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário de Dodd. A rosa foi escolhida como símbolo do evento. As vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas aos falecidos.

Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais Nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro Domingo de Junho como o Dia dos Pais.




Brasil

Já no Brasil, quem importou a data foi o publicitário Sylvio Bhering. Instituido no dia 14 de Agosto de 1953, período que coincidiu com o dia de São Joaquim, patriarca da família, atualmente é comemorado no 2º domingo do mês de agosto, sendo a data brasileira diferente da americana e européia.

Pelo Mundo

Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição. Na Itália e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Mesmo com a ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante. Saiba mais:

Reino Unido - No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.

Argentina - A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.

Grécia - Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.

Portugal - A data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que São José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração.

Canadá - O Dia dos Pais canadente é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, costuma ser uma data mais comercial.

Alemanha - Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia na mesma data que Jesus Cristo ressuscitou. Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.

Paraguai - A data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.

Peru - O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.

Austrália - A data é comemorada no segundo domingo de setembro. E a comemoração é igual ao do Brasil, com direito a muita publicidade.

África do Sul - A comemoração acontece no segundo domingo de Agosto, mesmo dia do Brasil, mas não é uma data muito festejada ou tradicional.

Rússia - Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, a chamada data "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).

***
Curiosidade

O pai brasileiro ganhou um dia especial a partir de 1953. A iniciativa partiu do jornal O Globo do Rio de Janeiro, que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. Primeiro, foi instituído o dia 16 de agosto, dia de São Joaquim. Mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto.

Em São Paulo, a data foi formalmente comemorada pela primeira vez em 1955, pelo grupo Emissoras Unidas, que reunia Folha de S. Paulo, TV Record, Rádio Pan-americana e a extinta Rádio São Paulo. O grupo organizou um grande show no antigo auditório da TV Record para marcar a data. Lá, foram premiados Natanael Domingos, o pai mais novo, de 16 anos; Silvio Ferrari, de 96 anos, como o pai mais velho; e Inácio da Silva Costa, de 67 anos, como o campeão em número de filhos, um total de 31. As gravadoras lançaram quatro discos em homenagem aos pais. O maior sucesso foi o baião É Sempre Papai, com letra de Miguel Gustavo, interpretada por Jorge Veiga. O Dia dos Pais acabou contagiando todo o território brasileiro e até hoje é comemorado no segundo domingo de agosto.

Fontes:
Nossa São Paulo

Arte Educação


TOP GIFS para Orkut


Postado por: Professora Marcia Valeria



Para colorir...







Fonte: Internet
Postado por: Professora Marcia Valeria

25 de Agosto - Dia do Soldado


Desenhos para colorir no Dia  do Soldado


Dia 25 de Agosto - Dia do Soldado.

      O dia do soldado é comemorado no dia 25 de agosto em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias ( Patrono do exército brasileiro) que nasceu no dia 25 de agosto de 1803.



Veja várias atividades para comemorar o dia do soldado, com desenhos para colorir, música para cantar e dobradura para animar.




Faça um chapéu em dobradura para o Dia do Soldado.
Desenho do Soldado para colorir

Faça com dobraduras o chapéu do Soldado


Atividade para o dia do soldado


Desenho soldadinho marchando


Música marcha soldado e um divertido quebra-cabeça para as crianças aprenderem brincando.
Para ampliar, salvar ou imprimir os desenhos e atividades para o Dia do Soldado, clique no desenho escolhido. 

Fonte: http://baudaweb.blogspot.com
Postado por: Professora Marcia Valeria

Volta às Aulas




Desenhos Volta às Aulas para colorir.




Etiquetas para colocar os nomes na volta às aulas.
Pinte ou decore com E.V.A




Fonte: http://baudaweb.blogspot.com/2011/07/desenhos-volta-as-aulas-para-colorir.html




http://4.bp.blogspot.com/-KP9pCW7Wt-8/TVswYyQbwnI/AAAAAAAAAWI/Bsck6cvJz08/s1600/volta_as_aulas.jpg


http://www.faesb.com.br/portal/wp-content/uploads/2011/07/volta-aulas.jpg
 
Crianças de volta às aulas

Crianças de volta às aulas


Ônibus escolar


Quadro-negro

Pronto pra escola
Pronto pra escola


Fonte: Internet
Postado por Professora Marcia Valeria

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.
"O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá." Provérbios 11:25 . Colabore com nossa Missão de Levar a Palavra de Deus até os confins da terra. PIX para qualquer valor. Deus o abençoe mais. Paz!
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Parceria com o Mercado Pago - Revendedora - Clique na imagem

Professora Marcia Valeria

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO
Clique no símbolo e vá para nossa TL.

Contadores

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.