segunda-feira, 18 de abril de 2011

EBD - Ensino Religioso

Boas Maneiras...

Olá meninas, nós temos a responsabilidade de levar as crianças ao Senhor Jesus, mas também a terem uma convivência educada com as pessoas, veja aqui, como ensinar simples gestos que pode fazer a diferença...

Antes de mais nada, não podemos de maneira nenhuma usar palavras que as machucam, elas jamais podem se sentir descriminada por ter dentes cariados, cabelos grandes, etc.
Vamos ensinar com sabedoria, sempre antes de qualquer coisa orar, pedir a Deus direção.

Você pode TITULAR EM SUA ESCOLA BÍBLICA A "SEMANA DOS BONS MODOS" OU "SEMANA DAS BOAS MANEIRAS" use sua criatividade, use títulos que chame a atenção delas para o assunto.Cada dia da semana você pode falar de algo diferente, observe como é divertido, vamos usar o que realmente acontece com eles no dia a dia.

         1°DICA:  MOMENTO COM DEUS!
Bom a primeira coisa que vamos ensinar é que se tem tempo para tudo, não é mesmo? então mostraremos a eles que como temos o horário de ir para escola, de almoçar, jantar, dormir,etc também temos que marcar nosso compromisso com Deus, separar uma hora do dia para falar com Ele, para agradecer por tudo,pedir perdão, dizer o quanto O ama, pedir por você, seus amigos, familiares.

2°DICA: TAREFAS DOMESTICAS,É HORA DE ORGANIZAR A BAGUNÇA:
Você já reparou como a sua mãe trabalha muito para manter tudo em ordem em sua casa? Que bom seria se ela tivesse uma ajudinha, hem!!
E como eu posso ajudar? eu sou uma criança? então preste atenção nas dicas que a tia vai te dar:
Nesse momento você pode levar umas peças de roupas e um par de tênis,pente,papel higiênico amassado, um prato sujo, etc.Leve tudo para a sala de aula e mostre a eles como ficaria a nossa casa se ninguém arrumasse, causaria mau cheiro, juntaria insetos, e se ninguém lavasse nossas roupas, há que cheirinho ruim!!não daria para morar nessa casa, faça eles pensarem.
Agora imagine a alegria da mamãe se ela te ver ajudando!(Diga isso a eles)

Dicas:

  •  Após as refeições ajude a mãe a recolher os pratos e talheres,
  • Que tal se você ajudar na arrumação da casa!
  • Coloque suas roupas usadas no cesto de roupas para lavar,
  • Não saia jogando suas roupas em qualquer lugar da casa, se estiverem limpas, guarde-as,
  • Após tomar banho, não deixe a toalha usada jogada em cima da cama,
  • Antes de ir para a escola,deixe seu quarto arrumado,
  • Não se esqueça, lugar de lixo é no lixo, nada de papel jogado no chão,chicletes grudados nos móveis, riscar ou desenhar nas paredes de casa,
  • Substitua o rolo de papel higiênico quando estiver acabado,
  • Ao sair de um cômodo,apague a luz e feche a porta.
3° DICA:HIGIENE PESSOAL
Nesse dia sobre a higiene e aparência, tem muita coisa a fazer, para que fique bem claro para as crianças, você pode fazer cartaz para cada assunto,veja:

Comece dizendo a eles que tem crianças que não gosta de escovar os dentes, para que eles entendam como é serio escovar os dentes e ir ao dentista, faça 3 cartazes, pode ser feito de cartolina, papel cartão ou folha de pardo grande,
No primeiro cartaz faça um lindo sorriso,bem grande com dentes branquinhos e saudáveis,(você vai explicar que quando vamos ao dentista, escovamos os dentes, usamos fio dental, é assim que nossos dentes ficam) tem escola bíblica que passei que fizemos uma escova de dente e uma pasta de dente bem grande, para ensinar eles a escovarem os dentes, com detalhes.

No segundo cartaz, faça um sorriso grande mas amarelo do que branco, com tártaro, faça riscos pretos entre alguns dentes( Mostre para eles que é assim que vai ficando os dentes das crianças que não vão ao dentista e que não escovam os dentes )

No terceiro cartaz, faça um sorriso todo cariado, amarelo, cheio de tártaro, (Ensinar que é assim que fica a boca da pessoa que não vai ao dentista e não escova os dentes após as refeições)

Ensinar a não ter medo do dentista, o dentista é o amigo do dente, nós não é ruim ficar sem amigos, os dentes precisam do dentista, para ficar fortes e bonitos, e nós não temos medo do dentista, não é mesmo crianças????

Outra coisa é ensinar as crianças a cuidar de sua aparência tem umas que não gosta de escovar os cabelos, tem preguiça de cortar os mesmos(cuidado com o piolhinho)

Faça cartazes de uma duas mãos uma com unhas cortadas e limpas e outro com unhas grandes e cheias de sujeira, mostrar a importância de manter as unhas cortadas e limpas,lavar as mãos ao sair do banheiro, e antes de usá-lo, eles vem na rua, brincam com bola, bicicleta, entra no banheiro e não lava as mãos, e antes de comer, devemos alerta-los sobre os micróbios que não vemos mas eles existem, entram no nosso corpo, por isso muita criança tem aquele bichinho chamado verme, dá dor de barriga, de cabeça, coceira, etc

Outra coisa também é limpar os ouvidos, você tem a opção de fazer um cartaz com um ouvido bem grande e fazer um cotonete grande e ensinar como usá-lo,limpando as voltinhas do ouvido, lembre-se que não pode colocar o cotonete dentro do ouvido, pois empurra a sujeira para dentro, ensinar a usar a toalha.

Você sabia que tem criança que não gosta de tomar banho? Hum!!!
é isso mesmo, eles vão rir quando você fizer essa pergunta, mostre a eles como é saudável tomar banho, a água limpa, e nos deixa renovados, caso queira dá para desenhar um chuveiro com pingos de água e ensina-los a tomar banho, muito cuidado nessa hora.. Ensinar a lavar a cabeça, debaixo do braço, entre os dedos dos pés, o fazedor de xixi e ao se secar, nada de ficar molhado, enxugar direitinho, como a mamãe ensinou.

         4°DICA COMO SE RELACIONAR COM OS AMIGOS

Primeira coisa aqui é ler para eles (1 Corintios 13.4), após isso temos que ensinar que ser amigo é ser leal, o que é lealdade? é ser fiel.
Se você tem amigos, você deve respeita-los, não rir de suas deficiências,somos todos iguais diante de Deus, não mentir para eles, não engana-los de nenhuma forma, saber dividir as coisas, não ser egoísta, e ser sempre companheiro, principalmente nas horas difíceis, nada de brigas, tudo se resolve conversando, e lembre-se você é uma criança que serve a Deus. Pergunte a eles: Vocês já falaram do amor de Deus para seus amiguinhos?

5° DICA: CUIDADO COM A INTERNET,TELEVISÃO E O TELEFONE
Devemos orientar nossas crianças sobre o perigo que existe na internet, ela é muito útil, mas para quem sabe usar, nada de mandar fotos  e marcar encontros sem falar com os pais, nunca passe seu endereço, telefone e dados pessoais sem a autorização de seus pais.

 Sobre a tv, nunca permita que a tv atrapalhe seus estudos, evite filmes violentos, converse com seus pais a respeito do que você anda assistindo, nunca deixe a tv com som alto.

A primeira coisa que você deve fazer ao atender o telefone é dizer o número, nunca grite no telefone, pergunte com quem a pessoa deseja falar, então pergunte quem está falando.

No telefone, nunca fique pendurado horas, outras pessoas querem usar o telefone
Nunca diga que seus pais não estão em casa.

6° NA MESA

  • Lavar as mãos, antes das refeições,
  • Antes de começar a comer, agradeça a Deus pelo seu alimento,
  • Não fale de boca cheia,
  • Coma sempre de boca fechada e mastigue sem fazer barulho,
  • Não faça bolinhas com o miolo do pão,
  • Não assoe o nariz na mesa.
  • Não fique cheirando a comida ,
  • Não encha o prato de comida, se quiser mais repita,
  • Não coloque os pés na cadeira, e nem sente na mesa.
7° NA ESCOLA
Começe lendo (Proverbios 4:7-8)
Aqui tem assunto hem!!
Vamos mostrar a eles a importancia da escola, que é um lugar que aprendemos grande parte daquilo que nos será útil e nos ajudará a viver nesse mundo.
Ensinar o seguinte:

  • Respeitar os professores, diretores, funcionarios e colegas da escola
  • Não mascar chiclete na sala de aula,
  • Não riscar carteira, cadeira, portas, paredes, etc
  • Não jogue bolinha de papel nos cologas,
  • Aguarde a chegada do professor em ordem,
  • Nunca interrompa o professor, se deseja falar levante a mão e aguarde,
  • Sua lição de casa, deve ser feita com capricho, lute se esforçe para fazer bem feito lembre que Deus quer que façamos sempre o melhor,
  • Cuide bem do seu material escolar, mantenha os livros e cadernos sem orelha, lapis apontado
Fonte: http://www.tiaaninha.com/
Organizado por: Professora Marcia Valeria

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.
"O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá." Provérbios 11:25 . Colabore com nossa Missão de Levar a Palavra de Deus até os confins da terra. PIX para qualquer valor. Deus o abençoe mais. Paz!
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Parceria com o Mercado Pago - Revendedora - Clique na imagem

Professora Marcia Valeria

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO
Clique no símbolo e vá para nossa TL.

Contadores

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.