LUMINOSO

PLAY- CLIQUE PARA OUVIR A WEB RÁDIO CONEXÃO,NET

segunda-feira, 7 de março de 2011

Educação Física - Fundamental - 6º ao 9º

Proposta Curricular - CBC

Conteúdo Básico Comum (CBC) de Educação Física do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano
 * Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos
 * Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos

Eixo Temático I
Esporte
TÓPICOS HABILIDADES Anos / C. Horária Anual
1. História 1.1. Conhecer a história de cada modalidade esportiva. 4 2

2. Elementos técnicos básicos 2.1. Identificar os elementos técnicos básicos de cada modalidade. 2 4 2
2.2. Executar os elementos técnicos básicos de cada modalidade. 2 2 5 4
2.3. Aplicar os elementos técnicos básicos de cada modalidade em situações de jogo. 2 2 2 5
3. Táticas das modalidades esportivas 3.1. Conhecer as táticas de cada modalidade. 2 2 5
3.2. Aplicar táticas em situações de jogo. 2 2
6
4. Regras 4.1. Conhecer os objetivos das regras de cada modalidade. 1 1 3
4.2. Modificar as regras de acordo com as necessidades do grupo, do material e do espaço. 3 2 1
4.3. Aplicar as regras em situações de jogo. 1 1 4 4
5. Riscos e benefícios da prática esportiva 5.1. Conhecer os benefícios da prática de cada modalidade esportiva. 1 1 4 4
5.2. Conhecer os riscos presentes em cada modalidade esportiva. 1 1 2 2
6. Diferença entre o esporte educacional, de rendimento e de participação 6.1. Compreender as diferenças entre os esportes: educacional, de rendimento e de participação.
1 1 1
6.2. Compreender o esporte como direito social.

2
6.3. Compreender a possibilidade do esporte como opção de lazer.
1 1 2
6.4. Diferenciar cooperação e hipercompetitividade no esporte.
1

6.5. Identificar o lúdico na prática esportiva. 1


7. Hidratação e vestuário nas práticas esportivas 7.1. Conhecer os efeitos da hidratação no organismo durante as práticas esportivas.

2
7.2. Aplicar os conhecimentos sobre a hidratação durante a atividade esportiva. 1 1 1 1
7.3. Compreender os benefícios do uso de vestuário adequado para a prática esportiva. 1 1 1 1
7.4. Identificar o vestuário adequado para a prática de cada modalidade esportiva. 1 1 1 1
8. A inclusão no esporte 8.1. Compreender o esporte na perspectiva de inclusão/exclusão dos sujeitos 1 2

8.2. Reconhecer as possibilidades corporais de pessoas portadoras de necessidades especiais nas práticas esportivas. 1 1 1 3
8.3. Compreender o esporte como espaço de respeito às diferenças. 1 1 1 1
8.4. Compreender as infl uências históricoculturais na participação da mulher no esporte. 1 1 1 2
9. A importância do esporte no desenvolvimento de atitudes e valores éticos e democráticos 9.1. Identificar o esporte como meio de superação de limitações dos sujeitos.
1

9.2. Reconhecer o potencial do esporte no desenvolvimento de atitudes e valores democráticos (solidariedade, respeito, autonomia, confiança, liderança). 1
1 2
9.3. Adotar atitudes éticas em qualquer situação de prática esportiva. 1 1 1 1
I - História
II - Fundamentos básicos
III - Estratégias de jogo
IV - Riscos e benefícios
V - Regras: significados
VI - Eventos: olimpíadas, campeonatos, passeios ciclísticos, caminhadas e maratonas
VII - Práticas esportivas vivenciadas na comunidade e em outras culturas
? Conhecer a história de cada modalidade esportiva.
? Identificar os fundamentos básicos de cada modalidade esportiva.
? Vivenciar os fundamentos básicos de cada modalidade.
? Aplicar os fundamentos básicos de cada modalidade em situações de jogo.
? Conhecer as estratégias básicas de jogo de cada modalidade.
? Conhecer os riscos e benefícios da prática de cada modalidade esportiva.
? Conhecer as regras de cada modalidade.
? Aplicar as regras em situações de jogo.
? Identificar os objetivos dos eventos esportivos.
? Identificar as diferentes formas de organização de eventos esportivos.
? Identificar as práticas esportivas presentes em sua comunidade.
2 2 2 2

Eixo Temático II

Temas: Jogos Populares, Jogos Esportivos, Jogos de Raquete, Jogos de Salão, Capoeira.
Jogos e Brincadeiras
TÓPICOS HABILIDADES Anos / C. Horária Anual
10. O brincar na vida dos sujeitos 10.1. Compreender a importância das brincadeiras na vida dos sujeitos. 1 1

10.2. Diferenciar jogos e brincadeiras de cada tema. 2 2

10.3. Conhecer a origem dos jogos e brincadeiras. 2


10.4. Vivenciar jogos e brincadeiras de cada tema. 3 3 2 2
10.5. Identificar os jogos e brincadeiras da comunidade local. 2 2 1 1
10.6. Identificar as implicações dos jogos eletrônicos e computadorizados na vida dos sujeitos. 1 1

10.7. Identificar valores éticos nos jogos e brincadeiras.
2

11. (Re) construção de jogos e brincadeiras 11.1. (Re)construir jogos e brincadeiras. 3 2 1 1
11.2. (Re)criar espaços para a vivência de jogos. 3 2 1 1
11.3. (Re)criar materiais para a vivência de jogos e brincadeiras. 2 2 1 1
12. Origem e história da capoeira 12.1. Conhecer a origem e a história da capoeira. 1 1

12.2. Diferenciar a capoeira angola da capoeira regional. 1 1

13. Elementos básicos da capoeira 13.1. Identificar os elementos básicos da capoeira. 1 1 2
13.2. Vivenciar os elementos básicos da capoeira. 2 2 2 4

Eixo Temático III

Temas: Ginástica Geral, Ginástica de Solo, Movimentos Acrobáticos
Ginástica
TÓPICOS HABILIDADES Anos / C. Horária Anual
14. Origem e história da Ginástica 14.1. Conhecer a história dos temas estudados. 1 1

15. Características da Ginástica 15.1. Conhecer características de cada modalidade de ginástica. 1 1 2 2
15.2. Vivenciar elementos ginásticos de cada modalidade. 3 2 2 3
16. A Ginástica como promotora de saúde, lazer e qualidade de vida 16.1. Compreender os benefícios dos exercícios físicos na promoção da saúde e qualidade de vida; 1 1 1
16.2. Conhecer os riscos da atividade física mal orientada na adolescência.

1 1
16.3. Compreender a ginástica como possibilidade para vivência no lazer.

1
16.4. Compreender a relação entre exercício físico, crescimento e postura.
1 1 2
16.5. Compreender as causas da dor e da fadiga muscular no organismo durante e depois da prática da ginástica.

1
17. Alimentação e atividade física 17.1. Compreender a relação entre a alimentação e a prática de atividade física.
1 1 1
17.2. Compreender a importância da atividade física na prevenção e no tratamento da obesidade.


2
VIII ? Jogos e brincadeiras aquáticas
IX? Jogos de outras culturas
X - Tipos e características
XI - Práticas corporais da cultura oriental: caratê, muay thai, kung fu, aikido, tae kwon do, tai chi chuan, ioga, dentre outras
? Vivenciar jogos e brincadeiras no meio líquido.
? Conhecer jogos e brincadeiras de outras culturas.
? Diferenciar as características das modalidades.
? Vivenciar exercícios das diferentes modalidades.
? Identificar práticas corporais de outras culturas.
? Conhecer as características das práticas corporais de outras culturas.
? Compreender o processo de esportivização das práticas corporais.
4 4 4 4

Eixo Temático IV

Temas: Dança Criativa, Dramatização, Pantomima
Dança e Movimentos Expressivos
TÓPICOS HABILIDADES Anos / C. Horária Anual
18. Elementos constitutivos da dança: formas, espaço, tempo 18.1. Vivenciar os elementos constitutivos da dança. 1 1

18.2. Identificar os elementos constitutivos da dança. 1 1

19. O corpo na dança e nos movimentos expressivos 19.1. Vivenciar o movimento em diferentes ritmos. 1


19.2. Articular o gesto com sons e ritmos produzidos pelo próprio corpo, por diferentes objetos e instrumentos musicais. 1 1

19.3. Expressar sentimentos e idéias utilizando as múltiplas linguagens do corpo. 1 1 1 1
19.4. Conhecer as possibilidades do corpo na dança: impulsionar, dobrar, flexionar, contrair, elevar, alongar, relaxar, dentre outras. 1 1

19.5. Reconhecer as possibilidades corporais de pessoas portadoras de necessidades especiais na dança e nos movimentos expressivos.

1 1
20. Criação e improvisação 20.1. Vivenciar processos de criação e improvisação. 1 1 2 2
20.2. Compor pequenas coreografias a partir de temas, materiais ou músicas. 1 1 2 2
21. A diversidade cultural nas danças brasileiras 21.1. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais na dança em nosso país.

1 2
21.2. Vivenciar diferentes manifestações culturais da dança. 1 1 1 1
22. Dança e mídia 22.1. Identificar estereótipos na dança.

2
22.2. Identificar a influência da mídia nas formas de dançar.


2
23. Dança como meio de desenvolvimento de valores e atitudes 23.1. Compreender a dança como meio de desenvolvimento de valores e atitudes (afetividade, confiança, criatividade, sensibilidade, respeito às diferenças, inclusão).
1

24. Dança e relações de gênero 24.1. Identificar a dança como possibilidade de superação de preconceitos. 1


24.2. Compreender as relações sociais entre homens e mulheres na dança. 1 1

XII - Características de cada modalidade de dança
XIII - A dança nos eventos escolares: festivais
? Identificar as características das danças e dos movimentos expressivos.
? Vivenciar a dança em eventos escolares.
2 2 2 2

Fonte: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&id_objeto=38771&tipo=ob&cp=999999&cb=&n1=&n2=Proposta%20Curricular%20-%20CBC&n3=Fundamental%20-%206%BA%20ao%209%BA&n4=Educa%E7%E3o%20F%EDsica&b=s
Organizado por: Professora Marcia Valeria

Marcadores

- Diversos ABUSOS NA EDUCAÇÃO Além Paraíba-MG Alfabetização AMOR ...♥ Artes Artesanato Assuntos Diversos para Comentar Atividades Diversas Atividades para confeccionar com os alunos Avaliação Diagnóstica Bíblia Biografia Biologia Bordas e Certificados Capas para Cadernos Cidadania Ciências COMUNISMO Congresso Infantil Coordenação Motora Curiosidades Datas Comemorativas Deficiência Visual Desenhos e Figuras para Atividades Diversas Dia das Mães Dia do Índio - 19 de Abril Dia Mundial da Educação 28 de Abril Dinâmicas em Grupo Diversos Documentário Doenças Doutrinação; Livros; DVDs - Diversos Educação Educação Básica Educação Especial; Educação no Trânsito Educadores ENEM Ensino Religioso Ensino Especial; Ensino Fundamental - 1ª Fase Ensino Fundamental - Ensino Médio Ensino Fundamental 6º ao 9º Ensino Médio Ensino Religioso Entrevista Epidemia Escola Bíblica de Férias Escola Bíblica Dominical Esporte Estações do Ano Família; Férias Festa Junina FICAADICA FICAADICA... Figuras Diversas Filosofia Fonoaudiologia Geografia Guerra Guerra no Brasil HANG OUT HANGOUTS; Orientação Educacional; reuni[a0 HANGOUTS; Orientação Educacional; Reunião Pedagógica; Política; Informação; ABUSOS NA EDUCAÇÃO; WEBRADIOLIVRE.ORG HANGOUTS; Orientação Educacional; Reunião Pedagógica; Política; Informação; ABUSOS NA EDUCAÇÃO;WEBRADIOLIVRE.ORG História História da Educação ... e no Brasil; IDEOLOGIA DE GÊNERO Inclusão e/ou Deficiências Diversas Informação informação. informação. 1 de Maio Dia do trabalhador interdisciplinaridade Jardim Jogos e Brincadeiras Jovens l - Ensino Médio Lateralidade LEIS Leituras Diversas Lembrancinhas Libras Literatura Infantil Livros - Títulos... Louvor Matemática Material Didático; Meditação Mensagens Diversas Meu Canal YOUTUBE Motivação Músicas Diversas Natal Oração. orientação Educacional; Orientação Pedagógica Palavra do Dia. Para Reunião com Responsáveis Paralisia Cerebral Páscoa Pedagogia Pedofilia PNE Poemas POLÍTICA Política - Geral Português Projetos/Planos Psicologia Psicomotricidade Psicopedagogia. Reciclagem Regime Militar; Reportagem Reunião Pedagógica Reunião Pedagógica reunioes: Pedagógicas e / or Funcionários Reuniões: Pedagógicas e/ou Funcionários reunioes: Reunião Pedagógica Sala de Aula Alfabetizadora Saúde Sociologia Teatro - Fotos e Textos Temas Educacionais Textos Diversos Trabalhando os Sentidos Trava Língua Vacinação vídeo Vídeos Educacionais Vivendo a História do Brasil Sangrento no século XXI WEB RADIO

PESQUISE POSTAGENS NO SITE

Filmes Educacionais

  • Escritores da Liberdade
  • Filhos do Silêncio
  • Meu Mestre minha Vida
  • Nell
  • O Livro Perigoso
  • O Milagre de Anna Sullivan
  • O Nome da Rosa
  • O Triunfo
  • O Óleo de Lorenzo
  • Sociedade dos Poetas Mortos

Contadores

Clique em PARTICIPAR deste site. OBRIGADA e Volte sempre!

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.

INSTITUTO NACIONAL EDUCAÇÃO DE SURDOS

PARTICIPE!

CANAL - Professora Marcia Valeria

Loading...

Google+ Followers

ACESSOS...



1.000.000 Acessos

Meus Agradecimentos...


16/11/2013 - 1.500.000 Acessos! Obrigada Senhor!




Recent Visitors