sábado, 4 de setembro de 2010

Desenvolvimento Cognitivo

Metacognição

Maria das Graças Bregunci

SOU FELIZ ...

A composição do vocábulo é expressiva por si mesma; o prefixo meta (do grego Metá) indica mudança, posterioridade, transcendência, reflexão crítica (sobre...). O vocábulo cognição (exploração em verbete específico) complementa o sentido, ao acrescentar a dimensão do conhecimento. Assim, a metacognição seria um processo de reflexão crítica sobre o próprio conhecimento ou a consciência dos próprios mecanismos de aprendizagem. Poderia ser definida ainda como "saber que se sabe fazer", ou "auto-avaliar-se a respeito de certa aprendizagem ou desempenho, a fim de elaborar gestos de natureza corretiva, com o fim de ajustar-se e auto-regular-se" (SCALLON, in GRÉGOIRE, 2000, p. 167).

Nas concepções psicológicas de orientação cognitivista, fundantes da perspectiva construtivista do conhecimento, os processos de metacognição são especialmente valorizados.
PIAGET (1993) contribui nesta fundamentação através de suas análises dos processos de "tomada de consciência", de abstração reflexiva ou ainda nas distinções que estabelece entre o plano do fazer e o plano do compreender, nos quais deixa claro os níveis de desenvolvimento da cognição ou da relação do sujeito com o conhecimento. A extensão desta discussão à questão do erro e dos mecanismos de correção (ver verbete Erro e Correção) justifica sua inclusão nesta revisão. A releitura da posição piagetiana por MACEDO (1998) expande essa compreensão, em sentido pedagógico:




- Nível I. O sujeito não compreende situações, problemas ou erros - "recalcados" no sentido de não percebidos inconscientes; há predomínio de justaposições ou sincretismo de concepções ou procedimentos;
- Nível II. O sujeito se situa em um estado de ambivalência: é capaz de perceber contradições e conflitos, mas seu desempenho se marca por flutuações, tateios e ensaios-e-erros.
- Nível III. O sujeito revela maior compreensão do problema, utiliza estratégias mais conceituais ou outras mais sintonizadas com a "estrutura profunda da aprendizagem" (ver verbete Aprendizagem). Como já existe maior domínio das condições contextuais, as dificuldades são mais internas ao sistema. Se neste nível ocorrem intervenções que possam transformar erros do sujeito em "observáveis", o patamar de compreensão pode ser ampliado, como procedimentos de pré-correção, revisões, transferências ou analogias.

Também na abordagem de VYGOTSKY (1984) a metacognição ocupa lugar de destaque, em duas direções:

1. Em sua acepção de funções psicológicas superiores, progressivamente elaboradas a partir da mediação simbólica (ver verbete Cognição): neste caso, a formação de conceitos é dependente de ampliação da consciência quanto aos seus significados - o que permitirá níveis de generalização cada vez mais supraordenados ou hierárquicos.
2. Em seu postulado de relação interna entre linguagem e cognição, através da qual valoriza a internalização dos signos culturais em um sistema de significados e sentidos, reitera o papel da função simbólica e da estrutura profunda da aprendizagem como chave para os processos de metacognição.
No campo pedagógico a metacongição constitui processo de externa relevância, pertinente às esferas de alunos e de professores - pois ambos são sujeitos de conhecimento que não podem prescindir de tais estratégias construtivas de pensamento.
Na perspectiva dos alunos, ela se traduziria na meta máxima de aprender a aprender ou, ainda, da educabilidade de certas características ou atributos de processamento cognitivo (FONSECA, 2000). De forma mais operacional, a metacognição nos alunos estaria sendo favorecida quando utilizarmos meios que estimulem a autonomia, a reflexão e a conscientização em relação às estratégias de aprendizagem e à percepção de erros: registros mais abertos, revisões de produções (pelo próprio sujeito, pelos pares ou pelo professor); provas operatórias, auto-avaliações - estas últimas, instrumentos por excelência de auto-regulação, metacognição e apropriação da avaliação formativa (ver verbetes temáticos específicos e também: SCALLON, in GRÉGOIRE, 2000).




Uma orientação voltada para o desenvolvimento da metacognição incluiria também algumas fases processuais:
- antecipação: com atividades de previsão para orientar ações;
- controle: com comparações contínuas e progressivas entre determinação, estado e o processo a ser alcançado (monitoramento);
- ajuste: regulação propriamente dita, com ênfase no feedback ou nas mediações que propiciem retroinformação sobre desempenhos (ALLAL, citado por GREGOIRE, 2000).

É importante lembrar que o processamento da metacognição supõe, nas fases que exigem máxima regulação (especialmente para a passagem do segundo para o terceiro nível, nos modelos aqui descritos), atividades de explicitação, análise e conceitualização que permitam a superação do plano dos automatismos ou dos desempenhos ainda inconscientes. Aqui se insere o papel da transcendência no ato de aprender: a capacidade de correlacionar conceitos e atividades, conectando necessidades imediatas com outras. O papel do mediador, portanto, seria o de articular atividades, inserindo-as em marcos cada vez mais amplos e estabelecer pontes entre o imediato e o mais distante, ampliando necessidades, demandas, significados sociais das aprendizagens e sentidos psicológicos mais particulares ou subjetivos. O foco se coloca no ensino do processo, no conhecimento das estratégias e, sobretudo, no contexto (MENTIS, 1997).
Na perspectiva do professor, um instrumento solidário com o metacognição consistiria na reflexão contínua sobre as próprias práticas docentes, à luz das interlocuções com seus pares. Registros diversos são propícios a esta direção, especialmente no caso de diários de campo e outros apresentados no verbete Registro.
PARA SABER MAIS...
GRÉGOIRE, Jacques. Avaliando as aprendizagens: os aportes da Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
Coletânea de abordagens que aplicam os fundamentos cognitivistas e interacionais ao campo da aprendizagem e de sua avaliação, com ênfase ilustrativa nas áreas da matemática, da leitura e da escrita. Para os propósitos do tema em foco, destaca-se a terceira parte, com artigos de SCALLON e WOLFS, voltados para análise de processos de avaliação comprometidas com o desenvolvimento da metacognição.
PIAGET, Jean. Problemas de Psicologia Genética. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
_____. Fazer e compreender. São Paulo: Edusp/Melhoramentos, 1974.
Estas duas obras do epistemólogo são as mais diretamente articuladas à problematização de processos metacognitivos, tematizando questões como a tomada de consciência, a noção de erro como recalque cognitivo, suas manifestações no plano do fazer (relativo aos meios e procedimentos) e no plano do compreender (relativo à percepção de conflitos, contradições e à estrutura mais profunda da aprendizagem).
MACEDO, Lino de. Ensaios construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.
Conjunto de artigos com fundamentação na Epistemologia Genética, sobre temáticas de alcance pedagógico contemporâneo. A abordagem sobre erros e utilização de jogos se articula com uma intencionalidade explícita de desenvolvimentos da metacognição nos alunos.
VYGOTSKY, L. S. A formação Social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Coletânea de artigos clássicos do teórico soviético, merecendo ênfase os capítulos da primeira parte, sobre "instrumentos e símbolos" e "internalização das funções psicológicas superiores", por sua estreita relação com processos de metacognição.
FONSECA, Vitor da. Aprender a aprender: a educacionalidade cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
Abordagem sustentada nas idéias do psicopedagogo israelense Feuerstein sobre estimulação instrumental e aprendizagem mediada, com ênfase nos processos de metacognição.
MENTIS, M. (coord.) Aprendizagem mediada dentro e fora da sala de aula. Programa de Pesquisa Cognitiva. São Paulo: Instituto Pieron de Psicologia Aplicada/SENAC, 1997.
Obra que sistematiza a Experiência da Aprendizagem Mediada a partir de pressupostos do Programa de Estimulação Instrumental de Feuerstein. Oferece base teórico-conceitual acessível e derivações metodológicas para mediações no campo da metacognição (transcedência, auto-regulação, dentre outros critérios) e das funções ou disfunções cognitivas.
GRANGEAT, Michel. A metocognição: um apoio ao trabalho dos alunos. Porto: Porto Editora, 2000.
O autor fundamenta a análise da metocognição na concepção de tomada de consciência, reintroduzida no ato de aprender. Oferece uma contribuição para o campo dos métodos de trabalho no contexto escolar.


Fonte
Verbete que faz parte do Dicionário da Educação Avaliação publicado pelo SIAPE - Sistema da Ação Pedagógica
 www.educacao.mg.gov

Avaliação Diagnóstica - Alfabetização

 CAPA
PONTO DE PARTIDA
NOME ______________________________________________
ESCOLA_____________________________________________


....








Questão 1
a- Circule de verde, a primeira palavra da frase.
Circule de azul a última palavra da frase.
RONALDINHO CHUTOU A BOLA PARA O GOL.

b- Reescreva a frase corretamente, deixando os espaços entre as
palavras:
Todohomemtemdireitoàliberdade.___________________________________________________________________

Questão 2
Veja os desenhos e pense no nome de cada um:
os desenhos são: um pássaro, um par de tênis, um celular e um computador

a- Circule o desenho cujo nome tem 3 sílabas
b- Faça uma cruz no desenho cujo nome termina como a palavra vizinho
c- Risque o desenho cujo nome rima com a palavra flor

           


 









Questão 3

Copie as frases com letra cursiva:

GOSTO MUITO DE ASSISTIR ÀTELEVISÃO.
 
___________________________________________________________________

Tenho um sonho secreto de ser um cantor famoso.___________________________________________________________________

Questão 4
Observe o quadro onde está escrito o alfabeto:

A B C D E F G H I
J K M N O P Q R S
T U V W X Y Z /// ///

a- Riscar a letra G.
b- Colorir de verde o quadro da letra V.
c- Circular a letra J
d- Colorir de azul os quadrinhos das vogais
e- Faça uma cruz na letra Z

Questão 5
Coloque as letras em ordem para escrever os nomes dos desenhos:

OLRIV ____________________________ um livro

NBUSÔI _________________________um ônibus
DÁIOR _________________________ um rádio




Questão 6
Coloque um x onde está escrito o nome do desenho:
SORVETE
( ) OET
( ) SVTE
( ) SORVT
( ) SORVETE
( ) CRP
( ) MREPNI

Questão 7
Faça uma lista com o nome de 5 cores:
__________________________________________________
__________________________________________________
__________________________________________________
__________________________________________________
__________________________________________________

Questão 8
Ligue cada nome ao seu desenho correspondente
MOCHILA                                                                            HOMEM
CARRO                                                                                MOCHILA
PASSARINHO                                                                     CARRO
HOMEM                                                                               PASSARINHO









 

Questão 9
Leia as placas com atenção:
a- Risque as que alertam para o perigo:


b- Risque a que anuncia a venda de galinhas:
VENDEM-SE
OVOS

NÃO PISE NA
GRAMA

VENDE-SE
GALINHA
CAIPIRA

c- Risque a que indica o local onde podemos dançar forró:

FERRAGEM
PARA
CONSTRUÇÃO

BAILÃO
DO
MANGABINHA

FARMÁCIA
SILVEIRA

Questão 10
Leia com atenção a manchete do jornal “ESTADO DE MINAS” do dia 19 de
junho de 2007:
INCÊNDIO DESTRÓI 11 BARRACOS EM FAVELA DO RIO

Marque a resposta certa:
a- O incêndio aconteceu:
( ) Numa favela de Belo Horizonte
( ) Numa favela de São Paulo
( ) Numa favela do Rio de Janeiro
( ) No centro de Belo Horizonte

b- O incêndio destruiu:
( ) 11 barracos
( ) 5 casas
( ) 1 fábrica de tecidos
( ) 11 lojas de brinquedos

Questão 11
Leia o texto com muita atenção.
Assistir à televisão em busca de informações ou lazer, é
como ter uma janela sempre aberta para o mundo. Os telejornais
apresentam os fatos mais recentes, às vezes, no instante em que
estão acontecendo.
É só usar o controle remoto e escolher a programação.
Escolha o melhor título para o texto. Marque com um X
( ) A televisão como meio de comunicação
( ) Meu programa favorito
( ) Como usar o controle remoto

Questão 12
Marque com um X o desenho que mostra onde podemos ler as notícias de
tudo que acontece no mundo:
   rádio, jornais e revistinha em quadrinho

Questão 13
Leia o texto:
http://galeria.colorir.com/images/painted2/201035/dddb83f430779dc83cf6457fd8812db6.png
UM DIA EU ESTAVA JOGANDO
BOLA DENTRO DE CASA. SEM QUERER,
DEIXEI A BOLA BATER NO VASO E ELE
QUEBROU.
MAMÃE FICOU SEM O VASO
E EU FIQUEI SEM A BOLA UMA SEMANA.
AGORA, BOLA SÓ FORA DE CASA.


Marque com um X a parte do texto onde mostra que o menino aprendeu

uma lição:
( ) “Mamãe ficou sem o vaso e eu fique sem a bola uma
semana.”
( ) “Sem querer, deixei a bola bater no vaso e ele quebrou.”
( ) “Agora, bola só fora de casa.”

Questão 14
A diretora quer evitar que os alunos pisem na grama do jardim da escola.
Marque com um X a melhor opção para que ela consiga isso:
( ) Colocar os professores cercando o jardim.
( ) Proibir o recreio.
( ) Cercar o jardim com arame farpado.
( ) Colocar placas pedindo aos alunos que não pisem na grama.
UM DIA EU ESTAVA JOGANDO
BOLA DENTRO DE CASA. SEM QUERER,
DEIXEI A BOLA BATER NO VASO E ELE
QUEBROU.
MAMÃE FICOU SEM O VASO
E EU FIQUEI SEM A BOLA UMA SEMANA.
AGORA, BOLA SÓ FORA DE CASA.

Questão 15
A diretora optou por utilizar placas.
Colabore com ela escrevendo os textos para duas placas.
Um texto deve ser diferente do outro.








Questão 16
Faça a cruzadinha com o nome dos desenhos:
Pássaro1 Girafa2 Joaninha3 Coelho4
Carroça 5 Cenoura6 Carro7

Uma cruzadinha horizontal 8 quadrinhos por 7 itens com estrelinhas preenchendo espaços vazios.

Questão 17
Vamos imaginar que você está gostando muito de um (a) colega .
Você gostaria de convidá-lo(a), através de um bilhetinho, para “bater um
papo” na hora do recreio.
Escreva o texto do bilhete:
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_______________________________________________________
_______________________________________________________
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Obs,: Encontrei dificuldades para adcionar os desenhos.
http://crv.educacao.mg.gov.br/aveonline40/sistema_crv/pav/AVALIA%C3%87%C3%83O%20DIAGN%C3%93STICA.pdf - www.educacao.mg.gov.br

Atividades de Ensino Religioso


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"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.