sábado, 27 de março de 2010

Avaliação Diagnóstica

 Avaliando os Conhecimentos Adquiridos durante o Primeiro Bimestre

Penso que a  Avaliação Diagnóstica não pode ser somente no início e término do ano letivo, mas sim a cada bimestre para que saibamos a evolução. A Avaliação de Conteúdo pode deixar lacunas no diagnóstico uma vez que naquele determinado dia o aluno poderia não estar bem. Porém, o que ele realmente aprendeu ele não "esquecerá" - com alguns deficientes  intelectuais oscila muito a aprendizagem mas não significa que ela não exista e que não possa ser concreta e constante. 
 Ex.: Na avaliação  há um item de reconhecimento do alfabeto onde anotamos cada letra conhecida. Na próxima avaliação, para encerramento do 1º Bimestre, será a mesma avaliação  do início das aulas, assim podemos saber ao certo onde se encontra o nível de alfabetização de um bimestre para o outro. Temos o conhecimento de quando houve a mudança de nível e podemos intervir no momento exato. 
 Mas nesse meio termo a avaliação será diária e constante, não somente através de conteúdos, mas de diversos jogos e jogos adaptados  (estando atento a concentração, atenção, companheirismo, obediência, respeito de regras, etc...) e atividades diversas como na hora da Educação Física. O Professor Regente tem que ter a sensibilidade de observar os dons e dificuldades de cada aluno nessa hora. É o momento de rever a Psicomotricidade Fina e Grossa , Lateralidade, Equilíbrio estático e dinâmico, Higiene Pessoal, Postura... Uma avaliação detalhada (com tudo registrado) e de diversas formas, com certeza auxilia o Professor mo seu Planejamento mas, é a maneira de se conhecer e ajudar o aluno na hora certa e no momento exato. Não podemos deixar nosso aluno passar despercebido em suas dificuldades por menor que elas sejam, para que possamos explorar a partir do que ele domina.


Avaliação Diagnóstica

A Avaliação Diagnóstica é essencial para que saibamos o nível em que nosso aluno se encontra, se é Pré-Silábico, Silábico, Silábico-Alfabético, Alfabético ou Ortográfico. Assim, é imprescindível saber os aspectos dessa evolução para uma prática pedagógica consciente.


Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.
"O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá." Provérbios 11:25 . Colabore com nossa Missão de Levar a Palavra de Deus até os confins da terra. PIX para qualquer valor. Deus o abençoe mais. Paz!
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Parceria com o Mercado Pago - Revendedora - Clique na imagem

Professora Marcia Valeria

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO
Clique no símbolo e vá para nossa TL.

Contadores

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.