domingo, 5 de dezembro de 2010

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL - CRONOLOGIA

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL


José Luiz de Paiva Bello
Rio de Janeiro, 1998.

INTRODUÇÃO




      A História da Educação Brasileira não é uma História difícil de ser estudada e compreendida. Ela evolui em rupturas marcantes e fáceis de serem observadas.
      A primeira grande ruptura travou-se com a chegada mesmo dos portugueses ao território do Novo Mundo. Não podemos deixar de reconhecer que os portugueses trouxeram um padrão de educação próprio da Europa, o que não quer dizer que as populações que por aqui viviam já não possuíam características próprias de se fazer educação. E convém ressaltar que a educação que se praticava entre as populações indígenas não tinha as marcas repressivas do modelo educacional europeu.
      Num programa de entrevista na televisão o indigenísta Orlando Villas Boas contou um fato observado por ele numa aldeia Xavante que retrata bem a característica educacional entre os índios: Orlando observava uma mulher que fazia alguns potes de barro. Assim que a mulher terminava um pote seu filho, que estava ao lado dela, pegava o pote pronto e o jogava ao chão quebrando. Imediatamente ela iniciava outro e, novamente, assim que estava pronto, seu filho repetia o mesmo ato e o jogava no chão. Esta cena se repetiu por sete potes até que Orlando não se conteve e se aproximou da mulher Xavante e perguntou por que ela deixava o menino quebrar o trabalho que ela havia acabado de terminar. No que a mulher índia respondeu: "- Porque ele quer."
      Podemos também obter algumas noções de como era feita a educação entre os índios na série Xingu, produzida pela extinta Rede Manchete de Televisão. Neste seriado podemos ver crianças indígenas subindo nas estruturas de madeira das construções das ocas, numa altura inconcebivelmente alta.
      Quando os jesuítas chegaram por aqui eles não trouxeram somente a moral, os costumes e a religiosidade européia; trouxeram também os métodos pedagógicos.
      Este método funcionou absoluto durante 210 anos, de 1549 a 1759, quando uma nova ruptura marca a História da Educação no Brasil: a expulsão dos jesuítas por Marquês de Pombal. Se existia alguma coisa muito bem estruturada em termos de educação o que se viu a seguir foi o mais absoluto caos. Tentou-se as aulas régias, o subsídio literário, mas o caos continuou até que a Família Real, fugindo de Napoleão na Europa, resolve transferir o Reino para o Novo Mundo.
      Na verdade não se conseguiu implantar um sistema educacional nas terras brasileiras, mas a vinda da Família Real permitiu uma nova ruptura com a situação anterior. Para preparar terreno para sua estadia no Brasil D. João VI abriu Academias Militares, Escolas de Direito e Medicina, a Biblioteca Real, o Jardim Botânico e, sua iniciativa mais marcante em termos de mudança, a Imprensa Régia. Segundo alguns autores o Brasil foi finalmente "descoberto" e a nossa História passou a ter uma complexidade maior.
      A educação, no entanto, continuou a ter uma importância secundária. Basta ver que enquanto nas colônias espanholas já existiam muitas universidades, sendo que em 1538 já existia a Universidade de São Domingos e em 1551 a do México e a de Lima, a nossa primeira Universidade só surgiu em 1934, em São Paulo.
      Por todo o Império, incluindo D. João VI, D. Pedro I e D. Pedro II, pouco se fez pela educação brasileira e muitos reclamavam de sua qualidade ruim. Com a Proclamação da República tentou-se várias reformas que pudessem dar uma nova guinada, mas se observarmos bem, a educação brasileira não sofreu uma processo de evolução que pudesse ser considerado marcante ou significativo em termos de modelo.
      Até os dias de hoje muito tem se mexido no planejamento educacional, mas a educação continua a ter as mesmas características impostas em todos os países do mundo, que é a de manter o "status quo" para aqueles que freqüentam os bancos escolares.
      Concluindo podemos dizer que a Educação Brasileira tem um princípio, meio e fim bem demarcado e facilmente observável. E é isso que tentamos passar nesta Home Page.
       Cada página representa um período da educação brasileira cuja divisão foi baseada nos períodos que podem ser considerados como os mais marcantes e os que sofreram as rupturas mais concretas na nossa educação. Está dividida em texto e cronologia, sendo que o texto refere-se ao mesmo período da Cronologia. A cronologia é baseada na Linha da Vida ou Faixa do Tempo montessoriana. Neste método é feita uma relação de fatos históricos em diferentes visões. No nosso caso realçamos fatos da História da Educação no Brasil, fatos da própria História do Brasil, que não dizem respeito direto à educação, fatos ocorridos na educação mundial e fatos ocorridos na História do Mundo como um todo.
      Estes períodos foram divididos a partir das concepções do autor em termos de importância histórica.
      Se considerarmos a História como um processo em eterna evolução não podemos considerar este trabalho como terminado. 


PERÍODO JESUÍTICO (1549 · 1759)

  A Companhia de Jesus foi fundada por Inácio de Loiola e um pequeno grupo de discípulos, na Capela de Montmartre, em Paris, em 1534, com objetivos catequéticos, em função da Reforma Protestante e a expansão do luteranismo na Europa.
      Os primeiros jesuítas chegaram ao território brasileiro em março de 1549 juntamente com o primeiro governador·geral, Tome de Souza. Comandados pelo Padre Manoel de Nóbrega, quinze dias após a chegada edificaram a primeira escola elementar brasileira, em Salvador, tendo como mestre o Irmão Vicente Rodrigues, contando apenas 21 anos. Irmão Vicente tornou·se o primeiro professor nos moldes europeus e durante mais de 50 anos dedicou·se ao ensino e a propagação da fé religiosa.
      O mais conhecido e talvez o mais atuante foi o noviço José de Anchieta, nascido na Ilha de Tenerife e falecido na cidade de Reritiba, atual Anchieta, no litoral sul do Estado do Espírito Santo, em 1597. Anchieta tornou·se mestre·escola do Colégio de Piratininga; foi missionário em São Vicente, onde escreveu na areia os "Poemas à Virgem Maria" (De beata virgine Dei matre Maria), missionário em Piratininga, Rio de Janeiro e Espírito Santo; Provincial da Companhia de Jesus de 1579 a 1586 e reitor do Colégio do Espírito Santo. Além disso foi autor da Arte de gramática da língua mais usada na costa do Brasil.
      No Brasil os jesuítas se dedicaram a pregação da fé católica e ao trabalho educativo. Perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever. De Salvador a obra jesuítica estendeu·se para o sul e em 1570, vinte e um anos após a chegada, já era composta por cinco escolas de instrução elementar (Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo de Piratininga) e três colégios (Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia).
      Todas as escolas jesuítas eram regulamentadas por um documento, escrito por Inácio de Loiola, o Ratio atque Instituto Studiorum, chamado abreviadamente de Ratio Studiorum. Os jesuítas não se limitaram ao ensino das primeiras letras; além do curso elementar eles mantinham os cursos de Letras e Filosofia, considerados secundários, e o curso de Teologia e Ciências Sagradas, de nível superior, para formação de sacerdotes. No curso de Letras estudava·se Gramática Latina, Humanidades e Retórica; e no curso de Filosofia estudava·se Lógica, Metafísica, Moral, Matemática e Ciências Físicas e Naturais. Os que pretendiam seguir as profissões liberais iam estudar na Europa, na Universidade de Coimbra, em Portugal, a mais famosa no campo das ciências jurídicas e teológicas, e na Universidade de Montpellier, na França, a mais procurada na área da medicina.
      Com a descoberta os índios ficaram à mercê dos interesses alienígenas: as cidades desejavam integrá·los ao processo colonizador; os jesuítas desejavam convertê·los ao cristianismo e aos valores europeus; os colonos estavam interessados em usá·los como escravos. Os jesuítas então pensaram em afastar os índios dos interesses dos colonizadores e criaram as reduções ou missões, no interior do território. Nestas Missões, os índios, além de passarem pelo processo de catequização, também são orientados ao trabalho agrícola, que garantiam aos jesuítas uma de suas fontes de renda.
      As Missões acabaram por transformar os índios nômades em sedentários, o que contribuiu decisivamente para facilitar a captura deles pelos colonos, que conseguem, às vezes, capturar tribos inteiras nestas Missões.
      Os jesuítas permaneceram como mentores da educação brasileira durante duzentos e dez anos, até 1759, quando foram expulsos de todas as colônias portuguesas por decisão de Sebastião José de Carvalho, o marquês de Pombal, primeiro-ministro de Portugal de 1750 a 1777. No momento da expulsão os jesuítas tinham 25 residências, 36 missões e 17 colégios e seminários, além de seminários menores e escolas de primeiras letras instaladas em todas as cidades onde havia casas da Companhia de Jesus. A educação brasileira, com isso, vivenciou uma grande ruptura histórica num processo já implantado e consolidado como modelo educacional.






(Cronologia)



ANO HISTÓRIA
DA EDUCAÇÃO
BRASILEIRA
HISTÓRIA
DO
BRASIL
HISTÓRIA
GERAL
DA EDUCAÇÃO
HISTÓRIA
DO
MUNDO
1500 · Sai de Portugal a esquadra de Pedro Álvares Cabral com destino à Índia.
· Chega às costas brasileiras a esquadra de Pedro Álvares Cabral.
1501 · Américo Vespúcio percorre a costa do Brasil, do Rio Grande do Norte até Cananéia, em São Paulo, nomeando os acidentes geográficos litorâneos.
1502 · É concedida a Fernando de Noronha o direito de exploração do pau-brasil. · Montezuma torna·se chefe dos Astecas, no México.
1503 · Morre o Papa Pio III. Em seu lugar assume Giuliano della Rovere, que adota o nome de Papa Júlio II.
1513 · Morre o Papa Júlio II e assume Leão X.
1517 · Martinho Lutero divulga suas 95 teses contra as indulgências da Igreja, dando início à Reforma Protestante.
· Os espanhóis ocupam Yucatán, na América Central.
1526 · Frei Pedro de Gante funda a Escola de São Francisco, no México.
1532 · Martim Afonso de Souza funda a vila de São Vicente, depois de comandar a primeira expedição para defender o litoral brasileiro contra o contrabando de pau·brasil pelos franceses.
1534 · São criadas as Capitanias Hereditárias. · Ignácio de Loyola funda a Companhia de Jesus.
1536 · Frei João de Zumárraga funda o Colégio Imperial de Santa Cruz de Tlateloco, consagrado à educação superior dos índios..
1538 · O Colégio dos Frades Dominicanos passa a se chamar Universidade de São Tomás de Aquino, em São Domingos.
1539 · É impresso no México o primeiro livro.
1544 · A beata Angela de Mérici funda a Ordem das Ursulinas, em honra de Santa Úrsula, para educação das meninas.
1545 ·Tem início o Concílio de Trento, formulando diretrizes para a Contra-Reforma e instituindo o Index Librorum Prohibitorum, lista de livros proibidos aos católicos, sob pena de excomunhão.
1549 · Chega ao Brasil o primeiro grupo de seis padres jesuítas, chefiados por Manuel de Nóbrega, marcando o início da História da Educação no Brasil (nos moldes europeus).
· Quinze dias após a chegada fundam, na cidade de Salvador, a primeira escola elementar.
· Tome de Souza, primeiro Governador Geral do Brasil, funda a cidade de Salvador para servir de sede do governo.
ANO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA HISTÓRIA DO BRASIL HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO HISTÓRIA DO MUNDO
1551 · São criadas a Real e Pontifícia Universidade no México e a Universidade de São Marcos, em Lima.
1553 · Duarte da Costa é o segundo Governador Geral do Brasil.
1554 · São fundadas as escolas jesuítas de São Paulo de Piratininga, tendo como seu primeiro professor o padre José de Anchieta, e a da Bahia.
1555 · Primeira invasão francesa ao território brasileiro na Baía de Guanabara.
· Os franceses fundam a França Antártica, na Baía de Guanabara, para abrigar calvinistas fugidos da guerra religiosa na Europa.
1556 · É fundado o colégio jesuíta de Todos os Santos.
· Começa a vigorar as "Constituições da Companhia de Jesus", incluindo a aprendizagem do canto, da música instrumental e o estudo profissional agrícola.
1560 · Mem de Sá é o terceiro Governador Geral do Brasil.
· Mem de Sá expulsa os franceses da Baía de Guanabara.
1563 · Estácio de Sá funda a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
1564 · É colocado em execução o "Padrão de Redízimo" que consistia em que 10% de toda a arrecadação dos dízimos reais, em todas as capitanias da colônia e seus povoados, ficavam vinculados ao sustento e à manutenção dos jesuítas.
1567 · É fundado o colégio jesuíta do Rio de Janeiro. · Os franceses são expulsos do Rio de Janeiro.
1568 · É fundado o colégio jesuíta de Olinda. · Tem início a escravidão africana, onde cada senhor de engenho teve o direito de adquirir até 120 escravos por ano.
1570 · O Brasil conta com cinco escolas elementares (Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo de Piratininga) e três colégios (Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia). · Carlos Borromeu funda a Ordem dos Oblatos para reliogiosos que ofereciam e se preparavam para a educação.
1572 · Em Paris são assassinados mais de três mil protestantes, entre eles mulheres e crianças, sob às ordens da Rainha Catarina de Médicis. Este episódio ficou conhecido como A Noite de São Bartolomeu.
1573 · É criada a Universidade de Santa Fé de Bogotá.
1575 · No colégio da Bahia já se colava grau de Bacharel em Artes.
1576 · No colégio da Bahia formam·se licenciados.
1584 · A imprensa chega ao Peru.
1599 · Ganha uma elaboração definitiva a "Ratio atque Institutio Studiorum", ou Plano de Estudos da Companhia de Jesus, que codificava a pedagogia dos jesuítas.
ANO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA HISTÓRIA DO BRASIL HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO HISTÓRIA DO MUNDO
1600 · O vice-rei Dom Gaspar de Zuñiga promulga a Ordenança dos Mestres da Nilíssima Arte de Ler, Escrever e Contar, uma legislação escolar. · É fundada a Companhia Britânica das Índias Orientais para explorar o comércio com o Oriente, a Ásia e a Índia.
1613 · É criada a Universidade Córdoba do Tucumã.
1618 · Os jesuítas possuem 572 colégios espalhados pelo mundo.
· O ducado de Weimar regulamenta a obrigatoriedade escolar para todas as crianças de 6 a 12 anos.
· Tem início a Guerra dos Trinta Anos entre protestantes e católicos.
1622 · É fundado o colégio jesuíta do Maranhão.
1623 · É criada a Universidade de La Plata.
1624 · Primeira invasão holandesa no Brasil, em Salvador. São expulsos um ano depois.
1628 · É editada Didactica magna, universale omnes ominia docendi artificium exhibens (a magna Didática, que apresenta a completa arte de ensinar tudo a todos) de João Amós Comênio.
1630 · Segunda invasão holandesa no Brasil, em Recife.
· Escravos fundam o Quilombo de Palmares.
· A imprensa chega à Argentina.
1631 · É fundado o colégio jesuíta de Santo Inácio, em São Paulo.
1646 · Os jansenistas, conhecidos como os "solitários de Port·Royal", organizam as "pequenas escolas" que terão importante papel na formação de líderes para a Igreja e para o Estado.
ANO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA HISTÓRIA DO BRASIL HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO HISTÓRIA DO MUNDO
1652 · É fundado o colégio jesuíta de São Miguel, em Santos, o de Santo Alexandre, no Pará, e o de Nossa Senhora da Luz, em São Luiz do Maranhão.
1654 · É fundado o colégio jesuíta de São Tiago, no Espírito Santo. · Os holandeses são definitivamente expulsos do Brasil.
1675 · É criada a Universidade da Guatemala.
1678 · E fundado o colégio jesuíta de Nossa Senhora do Ó, em Recife.
1683 · É fundado o colégio jesuíta da Paraíba.
1684 · João Batista de La Salle funda o Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, para que os pobres obtenham gratuitamente instrução elementar.
1686 · Madame de Maintenon, esposa de Luiz XIV, funda o Colégio de Saint-Cyr, para meninas de 7 e 12 anos que permanecem lá até os 20 anos.
1688 · A Revolução Gloriosa destrona os Stuarts e encerra o absolutismo na Inglaterra.
1689 · É resolvida a "Questão dos Moços Pardos", surgida com a proibição, por parte dos jesuítas, da matrícula e da freqüência dos mestiços. Como as escolas eram públicas, para não perderem os subsídios que recebiam, são obrigados a readmití·los.
1692 · É criada a Universidade de Cusco.
1695 · Em 20 de novembro morre Zumbi dos Palmares.
1699 · É fundada na Bahia a Escola de Artes e Edificações Militares. · Nasce em Portugal, Sebastião José de Carvalho e Melo, o futuro Marquês de Pombal.
ANO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA HISTÓRIA DO BRASIL HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO HISTÓRIA DO MUNDO
1708 · Guerra dos Emboabas. Emboabas eram os estrangeiros ou pessoas vindas de outras partes da colônia para procurar ouro em São Vicente, São Paulo. · Os jesuítas possuem 769 colégios espalhados pelo mundo.
1710 · Guerra dos Mascates, em Pernambuco.
1712 · Nasce em Genebra Jean·Jacques Rousseau.
1721 · É criada a Universidade da Caracas.
1722 · Os oficiais da Câmara queixam-se ao Rei, contra alguns religiosos, sobre a questão do ensino.
1738 · É fundada no Rio de Janeiro a Escola de Artilharia. · É criada a Universidade de Santiago do Chile.
1739 · São fundados os Seminários de São José e São Pedro, no Rio de Janeiro.
1740 · É fundada em Paris a primeira Escola de Artes e Ofícios.
ANO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA HISTÓRIA DO BRASIL HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO HISTÓRIA DO MUNDO
1750 · Tratado de Madri anula o das Tordesilhas, resolvendo o problema das Missões.
· A introdução da máquina a vapor inicia a Revolução Industrial.
· D. José I, Rei de Portugal, nomeia Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, Secretário dos Negócios Estrangeiros e da Guerra.
1755 · Um terremoto devasta a cidade de Lisboa, derrubando e incendiando casas e palácios.
1756 · Tem início a Guerra dos Sete Anos, motivada pelas disputas de colônias entre a Inglaterra e a França.
· Marquês de Pombal é nomeado Secretário de Estado de Negócios do Reino, com plenos poderes.
1759 · Duzentos e dez anos após a chegada e de serem os únicos responsáveis pela educação no Brasil, deixam a colônia cerca de Quinhentos padres jesuítas, expulsos pelo Marquês de Pombal, Ministro de D. José I, paralisando 17 colégios, 36 missões, seminários menores e escolas elementares.
· O Alvará de 28 de julho determina a instituição de aulas de gramática latina, aulas de grego e de retórica, além de criar o cargo de "Diretor de Estudos". Medidas inócuas para um sistema de ensino fragmentado.
· Marques de Pombal extingue as últimas Capitanias Hereditárias.

PERÍODO POMBALINO (1760 - 1808)

  Com a expulsão saíram do Brasil 124 jesuítas da Bahia, 53 de Pernambuco, 199 do Rio de Janeiro e 133 do Pará. Com eles levaram também a organização monolítica baseada no Ratio Studiorum.
      Pouca coisa restou de prática educativa no Brasil. Continuaram a funcionar o Seminário episcospal, no Pará, e os Seminários de São José e São Pedro, que não se encontravam sob a jurisdição jesuítica; a Escola de Artes e Edificações Militares, na Bahia; e a Escola de Artilharia, no Rio de Janeiro.
      Os jesuítas foram expulsos das colônias por Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, primeiro-ministro de Portugal de 1750 a 1777, em função de radicais diferenças de objetivos. Enquanto os jesuítas preocupavam-se com o proselitismo e o noviciado, Pombal pensava em reerguer Portugal da decadência que se encontrava diante de outras potências européias da época. A educação jesuítica não convinha aos interesses comerciais emanados por Pombal. Ou seja, se as escolas da Companhia de Jesus tinham por objetivo servir aos interesses da fé, Pombal pensou em organizar a escola para servir aos interesses do Estado.



Marquês de Pombal

      Através do alvará de 28 de junho de 1759, ao mesmo tempo em que suprimia as escolas jesuíticas de Portugal e de todas as colônias, Pombal criava as aulas régias de Latim, Grego e Retórica. Criou também a Diretoria de Estudos que só passou a funcionar após o afastamento de Pombal. Cada aula régia era autônoma e isolada, com professor único e uma não se articulava com as outras.
      Portugal logo percebeu que a educação no Brasil estava estagnada e era preciso oferecer uma solução. Para isso instituiu o "subsídio literário" para manutenção dos ensinos primário e médio. Criado em 1772 era uma taxação, ou um imposto, que incidia sobre a carne verde, o vinho, o vinagre e a aguardente. Além de exíguo, nunca foi cobrado com regularidade e os professores ficavam longos períodos sem receber vencimentos a espera de uma solução vinda de Portugal.
      Os professores eram geralmente mal preparados para a função, já que eram improvisados e mal pagos. Eram nomeados por indicação ou sob concordância de bispos e se tornavam "proprietários" vitalícios de suas aulas régias.
      De todo esse período de "trevas" sobressaíram-se a criação, no Rio de Janeiro, de um curso de estudos literários e teológicos, em julho de 1776, e do Seminário de Olinda, em 1798, por Dom Azeredo Coutinho, governador interino e bispo de Pernambuco. O Seminário de Olinda "tinha uma estrutura escolar propriamente dita, em que as matérias apresentavam uma sequência lógica, os cursos tinham uma duração determinada e os estudantes eram reunidos em classe e trabalhavam de acordo com um plano de ensino previamente estabelecido" (Piletti, 1996: 37).
      O resultado da decisão de Pombal foi que, no princípio do século XIX (anos 1800...), a educação brasileira estava reduzida a praticamente nada. O sistema jesuítico foi desmantelado e nada que pudesse chegar próximo deles foi organizado para dar continuidade a um trabalho de educação.
      Esta situação somente sofreu uma mudança com a chegada da família real ao Brasil em 1808.







(Cronologia)



ANO HISTÓRIA
DA EDUCAÇÃO
BRASILEIRA
HISTÓRIA
DO
BRASIL
HISTÓRIA
GERAL
DA EDUCAÇÃO
HISTÓRIA
DO
MUNDO
1760 · Entre março e abril, 119 jesuítas saem do Rio de Janeiro, 117 da Bahia,e 119 de Recife. · Em Portugal, Marquês de Pombal implementa uma educação que priorize a educação do indivíduo em consonância com o estado.
· São criados em Portugal os cargos de mestres em Literatura Latina, Retórica, Gramática Grega e Língua Hebraica.
1761 · É criado em Portugal o Colégio dos Nobres, dentro do novo espírito educacional, distante do modelo dos Jesuítas.
1762 · Jean·Jacques Rousseau escreve Emílio e Contrato Social.
1763 · Mudança da capital do Vice-Reino de Salvador para o Rio de Janeiro.
1764 · Jean·Jacques Rousseau escreve Devaneios de um Passeante e Confissões.
1765 · O inglês James Watt aperfeiçoa o motor a vapor que se tornou marco da Revolução Industrial.
1767 · A Espanha expulsa os jesuítas e fecha seus colégios.
· Carlos III lança uma Ordenança Real obrigando todo município espanhol a ter uma escola de primeiras letras, com freqüência obrigatória.
1768 · Carlos III dispõe que deveriam ser fundadas escolas para meninas, dando preferência para filhas de lavradores e artesãos.
1770 · A Reforma Pombalina de Educação substitui o sistema jesuítico e o ensino é dirigido pelos vice·reis nomeados por Portugal. · L'Abbé de L'Epée funda em Paris a primeira instituição específica para a educação dos surdos.
1772 · É instituído o "subsídio literário", imposto destinado a manutenção dos ensinos primário e médio.
· É fundada, no Rio de Janeiro, a Academia Científica.
· É publicada uma Lei que define o modelo e as linhas gerais do ensino português.
1774 · Basedow funda em Dessau o Instituto Filantropinum e tem início o movimento pedagógico conhecido como filatropismo (philos, "amigo"; anthropos, "homem").
1776 · É criado no Rio de Janeiro, pelos padres Franciscanos, um curso de estudos literários e teológicos, destinado à formação de sacerdotes. · L'Abbé de L'Epée publica A Verdadeira Maneira de Instruir os Surdos. · Os Estados Unidos proclamam sua independência.
1777 · D. Maria I, mãe de D. João, assume o trono de Portugal.
· Marquês de Pombal perde todos os poderes.
1778 · Morre Jean·Jacques Rousseau.
1782 · É criada a Universidade de Havana.
1784 · É criado no Rio de Janeiro o Gabinete de História Natural.
1789 · Tiradentes e a Inconfidência Mineira. · A Queda da Bastilha é o marco da Revolução Francesa.
1791 · É criada a Universidade Quito.
1797 · É criada em Santiago do Chile a Academia de São Luiz, pelo mestre Dom Manuel de Salas.
1799 · É criada em Buenos Aires a Escola Náutica, por Manuel Belgrano. · Napoleão Bonaparte dá o Golpe do Dezoito Brumário, e assume o poder na França
· Problemas menatis afastam a Rainha, D. Maria I, assumindo o governo o Príncipe-Regente D. João.
ANO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA HISTÓRIA DO BRASIL HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO HISTÓRIA DO MUNDO
1800 · O bispo Azeredo Coutinho funda o Seminário de Olinda.
1802 · D. Azeredo Coutinho funda em Pernambuco o Recolhimento de Nossa Senhora da Glória, só para meninas da nascente nobreza e fidalguia brasileira. · O educador suíço Felipe Manuel Fallenberg, funda a Escola Prática de Agricultura.
 
1807 · O educador suíço Felipe Manuel Fallenberg, funda o Instituto Agronômico Superior. · D. Maria I, Rainha de Portugal, seu filho, o Príncipe-Regente D. João, sua nora, a Princesa carlota Joaquina, toda família real e cerca de 15 mil pessoas iniciam a viagem para a colônia brasileira.
· Antes mesmo das naus portuguesas terem desaparecido no horizante, as tropas francesas, comandadas pelo general Junot, ocupam Lisboa.
· D. João deixa instruções para que as tropas francesas sejam bem recebidas em Portugal.



Referência:

PILETTI, Nelson, História da Educação no Brasil. 6. ed. São Paulo: Ática, 1996.



PERÍODO JOANINO




ANO HISTÓRIA
DA EDUCAÇÃO
BRASILEIRA
HISTÓRIA
DO
BRASIL
HISTÓRIA
GERAL
DA EDUCAÇÃO
HISTÓRIA
DO
MUNDO
1808 · É fundado uma escola de educação, onde se ensinavam as línguas portuguesa e francesa, Retórica, Aritmética, Desenho e Pintura.
· É criada a Academia de Marinha, no Rio de Janeiro.
· São criados cursos de cirurgia no Rio de Janeiro e na Bahia.
· É criada uma cadeira de Ciência Econômica, na Bahia, da qual seria regente José da Silva Lisboa, o futuro Visconde de Cairu.
· Chegada da Família Real ao Brasil.
· Abertura dos portos às nações amigas.
· Impresso em Londres, por Hipólito da Costa, o Correio Braziliense é o primeiro jornal em língua portuguesa a circular no Brasil.
· Impresso o primeiro periódico do Brasil: Gazeta do Rio de Janeiro.
· O general Junot, que em princípio mostrava-se amigável a Portugal, torna-se um tirano, oprimindo o governo e a população portuguesa.
· D. João declara guerra à França e enfrenta Napoleão.
1809 · As tropas francesas, comandadas pelo General Soult, entram novamente em Portugal, por Trás-os-Montes, chegando à cidade do Porto, sendo imediatamente rechaçadas pelas tropas anglo-portuguesas.
1810 · Desfazendo·se de seus próprios livros (60.000 volumes), trazidos de Portugal, D. João funda a nossa primeira biblioteca.
· É criada a Academia Militar.
· Nova invasão francesa ao território português, comandada pelo Marechal Massena.
1811 · Rechaçadas pelas tropas anglo-lusitanas as tropas francesas começam a debandar em direção a Espanha.
1812 · São criados cursos de Agricultura na Bahia.
· É criada a escola de serralheiros, oficiais de lima e espingardeiros, em Minas Gerais.
· É criado o laboratório de química no Rio de Janeiro.
1814 · Franqueada a população a biblioteca real torna-se nossa primeira biblioteca pública.
· São criados cursos de agricultura no Rio de Janeiro.
· Napoleão perde o poder na França.
· As tropas francesas são finalmente vencidas pelas tropas anglo-lusitanas.
1815 · Elevação do Brasil a Reino Unido ao de Portugal e Algarves.
1816 · É criada a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios.
1817 · É criado um curso de química na Bahia. · Tem início a Revolução Pernambucana.
1818 · Surge um curso de desenho com o objetivo de "beneficiar muitos ramos da indústria".
· É criado o Museu Nacional no Rio de Janeiro.
1820 · A Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios muda para Real Academia de Pintura, Escultura e Arquitetura Civil e depois para Academia de Artes.




Fonte: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb3.html
Organizado por: Professora Marcia Valeria

5 comentários:

  1. Abençoado é este trabalho q/ reune tanta informação. Obrigada mesmo!

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  2. Obrigada Solange e Johnny.

    Que Deus continue a abençoa-los em nome de Jesus.

    Beijinhos..Paz!
    http://facebook.com/marciavaleriacristovam

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  3. Obrigada Sergio Zantta.
    Volte sempre.
    Deus abençoe mais. Paz.

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Seu comentário,ao final de cada atividade, é muito importante.
Tenha um dia abençoado! Paz!!!
Professora Marcia Valeria.

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Professora Marcia Valeria

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO

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"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.